sexta-feira, 27 de abril de 2018

Uma Aula de Joe Quesada


Joe Quesada - Chief Creative Officer - Marvel Entertainment


    A Capa do Quarteto Fantástico - feita por Joe Quesada

    O Quarteto Fantástico, criado em 1961, completa 50 anos. Dentre as ilustrações que farão parte da comemoração, há a imagem para capa dupla desenhada por Joe Quesada, que disponibilizou via Twitter o passo a passo de seu processo criativo. Todo o processo foi apresentado de forma organizada no site Bleeding Cool, o qual foi reproduzido no site SOC!TUM!POW!. De acordo com os tweets de Quesada,verifica-se que o artista tentou algumas capas antes da escolhida,mas abriu mão de todas as anteriores por apresentarem-se de maneira muito estática. Então, após alguns rabiscos, começou a desenvolver a imagem final.


@JoeQuesada A ideia é colocar algum movimento nela . Então, surgiu este esboço.




@JoeQuesada: Havia alguma coisa para eu trabalhar Então, comecei a dar volume.


@JoeQuesada: Aqui está o que eu gostei nela. Se a capa for dobrada, o lado que ficará voltado para o cliente tem a composição correta.



@JoeQuesada: A visão do espectador, guiada da esquerda para a direita e do topo para a base.
@JoeQuesada: Como um pôster ou um anúncio, ela também tem uma boa fluidez.


@JoeQuesada: Sim, para aqueles de vocês que estão pensando nisso, eu dei MUITO duro nesta coisa. Para sua informação, todos estes esboços foram desenha
dos digitalmente em um Cintiq com Sketchbook Pro.

@JoeQuesada: Não posso dizer que o Sketchbook Pro basta; é somente uma EXCELENTE ferramente de pincel que parece muito real.

@JoeQuesada: Okay, agora que mudei para o Photoshop, é hora de entrar nos detalhes. Ben Grimm é a âncora da peça.


@JoeQuesada: Agora que tenho a forma básica de Ben bloqueada, é hora de fazer aquelas drogas de rachaduras.


@JoeQuesada: E agora, aqui está uma versão mais firme deBen. O COISA NASCEU!



@JoeQuesada: Johnny Storm, aqui vamos nós. Um de meus personagens favoritos quando eu era garoto. É uma pena que ele esteja morto.



@JoeQuesada: Perceba que empurrei Johnny para o alto no layout. Este foi uma consequência decorrente da disposição final de Ben na página depois que o bloqueei.

@JoeQuesada: Depois que eu estava satisfeito com a anatomia e dinâmica de Johnny, adicionei alguma modelagem.


@JoeQuesada: Efeitos de chamas; mantenha em mente que nós ainda estamos na fase de layout, e agora estou me direcionando para fazer uma página dupla.


@JoeQuesada: E agora uma pequena checagem para ver como Johnny e Ben se relacionam um com o outro na página.


@JoeQuesada: Você pode estar se perguntando, por que ter todo o trabalho de desenhar cada personagem em camadas? É minha forma de trabalhar, mas aqui também serve a outro propósito …
@JoeQuesada: Mais sobre isso depois. Enquanto isso, é a hora de Sue Richards. Perceba que Sue também foi deslocada no layout.


@JoeQuesada: Ben, Johhny e Sue. Quase lá.



@JoeQuesada: E agora Reed. Ele é importante por seu poder me permitir usá-lo como um elemento de design. Ele também está deslocado.


@JoeQuesada: A equipe em toda sua glória, mas algo está faltando …



@JoeQuesada: Ah, sim, um fundo que remeta à sua origem e à noção de fascinação que o Quarteto Fantástico causa.



@JoeQuesada: Agora, o que você está vendo é meu layout final antes que eu entre com o lápis. Perceba que você pode ver Ben e Johnny através de Sue.

@JoeQuesada: O sutil aspecto da invisibilidade de Sue é algo que precisarei trabalhar com o colorista.

@JoeQuesada: Este layout feito no Photoshop foi feito com o tamanho real do quadro e resolução 400 dpi com a ferramenta lápis.

@JoeQuesada: Agora, imprimo este layout no tamanho real do quadro. Então, pego estas impressões e as colo na prancheta.

@JoeQuesada: Uma vez colada, uso a velha caixa de luz e começo a passar o lápis. Uso um lápis de ponta dura 4H.

@JoeQuesada: Aqui esta a peça final a lápis. “BWS” é uma taquigrafia das antigas para o arte-finalista. Significa “black with stars” [preto com estrelas].



@JoeQuesada: Agora vem o jogo de esperar. Como uma criança no Natal, preciso esperar alguns dias para o brilhante Dan Mikki fazer a arte-final.

@JoeQuesada: Então chega a hora. Mais uma vez, há alguma dúvida de quão espantoso é Dan Mikki?



@JoeQuesada: Uma coisa que percebi foi que eu tive algumas tangentes realmente desajeitadas ao redor da área onde Ben, Johnny e Sue se encontram.

@JoeQuesada: O colorista pode ter tido algum problema para perceber o que é o quê, então fiz um guia de cor. Perceba a área circulada.


@JoeQuesada: É onde estavam as tangentes ruins. Tenha em mente que não é para indicar onde as cores deveriam estar, mas o que é o quê.

@JoeQuesada: Aqui está a nunca antes vista peça final e colorida, e lembre-se que fica só entre nós, o pessoal aqui do Twitter.

@ JoeQuesada: Ah, e a razão para eu desenhar todos os personagens no layout foi para que o poder de invisibilidade de Sue fosse capaz de ser criado na fase da colorização.


      O Quesada pode ter feito muita coisa na Marvel Comics que eu desaprovo, mas nunca pude negar que ele é um grande artista. Um dos melhores, na verdade.

Fonte: https://twitter.com/JoeQuesada