quarta-feira, 4 de abril de 2018

A Carreira Internacional de Quadrinhos!

John Byrne - desenhista SuperStar de Historias em Quadrinhos.



          A carreira de quadrinhos é INTERNACIONAL!. O mercado consiste nos EUA, Europa ou Japão. E no mercado internacional de artes ou de quadrinhos NÃO EXISTE FRONTEIRAS!!. Portanto, você (aspirante á artista), disputa uma "vaga de desenhista" com o MUNDO INTEIRO!!!. E por conseqüência disso, a demanda de profissionais "TOP de linha!" é muito grande!. Por isso, que as vezes ser um desenhista muito bom no que faz ou ter muito talento, não é o SUFICIENTE para entrar no mercado internacional de quadrinhos. É necessário ter um pouco de SORTE, e muita DEDICAÇÃO e PERSISTÊNCIA!. E claro, se adaptar ao PADRÃO DE QUALIDADE da industria. (ter um estilo padronizado das editoras mainstream, como a Marvel ou DC comics, ... - é um padrão de estilo de traço e qualidade!).


      E também, é extremamente necessário agüentar a PRESSÃO e SEM ATRASOS nos projetos, porque existe um "mundo inteiro" de artistas querendo trabalhar para as melhores editoras ou estúdios. Por isso, que este mercado é MUITO EXIGENTE e não admiti "erros!" (independente do nível do talento). Se o artista "pisar na bola" (vacilar), ele é jogado na "geladeira" ( fica sem trabalho ou projetos). E jogado uma vez na "geladeira", dificilmente se consegue voltar novamente para o mercado. Isso acontece, pelo o fato, da industria dos quadrinhos ser MUITO CONCORRIDO E DINÂMICO! (o mercado gosta de ficar trocando ou revezando os artistas nos projetos em todo o tempo, com a tentativa de atrair novos consumidores!).


       Geralmente os artistas profissionais que trabalharam no mercado internacional de quadrinhos e hoje estão na "geladeira" (sem trabalho ou projetos), para sobreviverem, eles dão aulas de desenho ou artes em escolas renomadas.... - Ou alguns deles investem em projetos autorais (independentes).

....................................................................................................................................


Joe Bennett - Desenhista de Historia em Quadrinhos.


           A primeira dificuldade da carreira de quadrinhos é conseguir o "primeiro trabalho!" 
na industria. Depois de conseguir o primeiro projeto internacional da sua carreira como artista profissional, vem o próximo DESAFIO: que é se manter nessa indústria tão concorrida.  Por isso, é importante rever alguns detalhes** para que essa trajetória seja longa e cheia de sucesso. Vejamos:


·         Desenho profissional – capacidade de contar bem uma história em quadrinhos e desenhar, ou colorir, com eficiência qualquer figura ou cena;

·         Estilo – acompanhe o que está sendo produzido lá fora: quais títulos mais vendem ou que estão no gosto dos leitores e dos editores.

·         Estude continuamente e evolua, não fique parado no tempo: quando o artista diz “eu já sei tudo” é porque envelheceu e as chances dele continuar no mercado diminuem. Um bom artista, em qualquer área, aprende sempre!

·         Ou você se adequa ao mercado ou você espera o mercado se adequar a você, mas fique atento, pois, a segunda pode demorar ou nunca acontecer.

·         Nunca se compare aos outros dizendo “como tem tanto artista ruim trabalhando, se eu, o melhor do mundo, não consigo trabalho”. Primeiro porque você não é o melhor do mundo, ninguém é! E, segundo, você sempre deve ter como aspiração aqueles que são modelos de qualidade e profissionalismo.

Uma pagina original do Comics: Hawnkman feito por Joe Bennett. E a versão impressa da revista.


·         Atitude profissional – ser um bom profissional é tão importante quanto ser um bom artista: um editor só vai continuar a passar trabalhos para um artista que ele confie e tenha um bom relacionamento. Para isso:

·         Sempre cumpra os prazos combinados. Caso aconteça um imprevisto ou um problema, avise o mais cedo possível qualquer alteração no prazo de entrega. Nunca deixe para avisar que não cumprirá o prazo no dia da entrega!

·         Constância. Por mais impreciso que você seja, para trabalhar no mercado internacional você precisa ter um ritmo de trabalho constante: 5 páginas por semana (ou uma pagina por dia), por exemplo. Se não consegue se organizar e um ritmo constante de trabalho, como espera que a editora tenha também um ritmo de pagamento constante?

·         Comunique-se sempre. Mande updates 2 ou 3 vezes por semana. Pode ser apenas um e-mail ou whatsapp dizendo que está fazendo o trampo X, que está na página Y e a data de entrega será dia Z.

Convenção de Quadrinhos - Comic Con: New York.
·         Nunca fale mal de algum profissional: seja editor ou artista. Sempre trate seus colegas profissionais com cordialidade e educação. Por mais que não goste de determinado artista, ele é um profissional e está na mesma posição que você.

·         Qualquer dúvida ou problema, SEMPRE avise ou pergunte. Nunca fique com vergonha de perguntar, qualquer coisa, por mais absurda que possa parecer, ao seu agente, a função dele é ajudar você.

·         Não seja orgulhoso ou arrogante. Respeite sim tudo aquilo que já estudou e alcançou, mas respeite também a opinião dos leitores, editores e profissionais. Se um editor pedir uma revisão é porque ele acredita que será melhora para a revista.


·         Seja paciente. Não adianta ligar para o agente domingo às 23h para saber a resposta de um teste. As editoras trabalham em horário comercial e as decisões são tomadas nesse horário. Orientamos, também, a sempre olhar o e-mail antes de ligar, pois se o agente recebeu a resposta da editora, ele, provavelmente, já deu a notícia para você.

Cosplay e fã de Quadrinhos.

**Fontes: IHQ Studios.

Veja também: