John Byrne - desenhista SuperStar de Historias em Quadrinhos.
A carreira de quadrinhos é
INTERNACIONAL!. O mercado consiste nos EUA, Europa ou Japão. E
no mercado internacional de artes ou de quadrinhos NÃO EXISTE
FRONTEIRAS!!. Portanto, você (aspirante á artista), disputa uma "vaga
de desenhista" com o MUNDO INTEIRO!!!. E por conseqüência disso, a
demanda de profissionais "TOP de linha!" é muito grande!. Por
isso, que as vezes ser um desenhista muito bom no que faz ou ter muito talento,
não é o SUFICIENTE para entrar no mercado internacional de quadrinhos. É
necessário ter um pouco de SORTE, e muita DEDICAÇÃO e PERSISTÊNCIA!. E claro,
se adaptar ao PADRÃO DE QUALIDADE da industria. (ter um estilo padronizado das
editoras mainstream, como a Marvel ou DC
comics, ... - é um padrão de estilo de traço e qualidade!).
E também, é extremamente necessário agüentar
a PRESSÃO e SEM ATRASOS nos projetos, porque existe um "mundo
inteiro" de artistas querendo trabalhar para as melhores editoras ou estúdios.
Por isso, que este mercado é MUITO EXIGENTE e não admiti "erros!"
(independente do nível do talento). Se o artista "pisar na bola"
(vacilar), ele é jogado na "geladeira" ( fica sem trabalho ou
projetos). E jogado uma vez na "geladeira", dificilmente se
consegue voltar novamente para o mercado. Isso acontece, pelo o fato, da
industria dos quadrinhos ser MUITO CONCORRIDO E DINÂMICO! (o mercado gosta de
ficar trocando ou revezando os artistas nos projetos em todo o tempo, com a
tentativa de atrair novos consumidores!).
Geralmente os artistas profissionais que
trabalharam no mercado internacional de quadrinhos e hoje estão na "geladeira"
(sem trabalho ou projetos), para sobreviverem, eles dão aulas de desenho ou
artes em escolas renomadas.... - Ou alguns deles investem em projetos autorais
(independentes).
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Joe Bennett - Desenhista de Historia em Quadrinhos.
A
primeira dificuldade da carreira de quadrinhos é conseguir o "primeiro
trabalho!"
na industria. Depois de conseguir o primeiro projeto
internacional da sua carreira como artista profissional, vem o
próximo DESAFIO: que é se manter nessa indústria tão concorrida. Por isso, é importante rever alguns detalhes**
para que essa trajetória seja longa e cheia de sucesso. Vejamos:
·
Desenho
profissional –
capacidade de contar bem uma história em quadrinhos e desenhar, ou colorir, com
eficiência qualquer figura ou cena;
·
Estilo – acompanhe o que está sendo produzido lá
fora: quais títulos mais vendem ou que estão no gosto dos leitores e dos
editores.
·
Estude
continuamente e evolua, não fique
parado no tempo: quando o artista diz “eu já sei tudo” é porque envelheceu e as
chances dele continuar no mercado diminuem. Um bom artista, em qualquer área,
aprende sempre!
·
Ou você se adequa
ao mercado ou você espera o mercado se adequar a você, mas fique atento, pois,
a segunda pode demorar ou nunca acontecer.
·
Nunca se compare
aos outros dizendo “como tem tanto artista ruim trabalhando, se eu, o melhor do
mundo, não consigo trabalho”. Primeiro porque você não é o melhor do mundo,
ninguém é! E, segundo, você sempre deve ter como aspiração aqueles que são
modelos de qualidade e profissionalismo.
Uma pagina original do Comics: Hawnkman feito por Joe Bennett. E a versão impressa da revista.
·
Atitude
profissional – ser um
bom profissional é tão importante quanto ser um bom artista: um editor só vai
continuar a passar trabalhos para um artista que ele confie e tenha um bom
relacionamento. Para isso:
·
Sempre cumpra os
prazos combinados. Caso aconteça
um imprevisto ou um problema, avise o mais cedo possível qualquer alteração no
prazo de entrega. Nunca deixe para avisar que não cumprirá o prazo
no dia da entrega!
·
Constância. Por mais impreciso que você seja, para
trabalhar no mercado internacional você precisa ter um ritmo de trabalho
constante: 5 páginas por semana (ou uma pagina por dia), por exemplo. Se não
consegue se organizar e um ritmo constante de trabalho, como espera que a
editora tenha também um ritmo de pagamento constante?
·
Comunique-se
sempre. Mande updates 2
ou 3 vezes por semana. Pode ser apenas um e-mail ou whatsapp
dizendo que está fazendo o trampo X, que está na página Y e a data de entrega
será dia Z.
Convenção de Quadrinhos - Comic Con: New York.
·
Nunca fale mal de
algum profissional: seja editor ou
artista. Sempre trate seus colegas profissionais com cordialidade e educação.
Por mais que não goste de determinado artista, ele é um profissional e está na
mesma posição que você.
·
Qualquer dúvida
ou problema, SEMPRE avise ou pergunte. Nunca fique com vergonha de perguntar, qualquer coisa, por mais
absurda que possa parecer, ao seu agente, a função dele é ajudar você.
·
Não seja
orgulhoso ou arrogante. Respeite sim
tudo aquilo que já estudou e alcançou, mas respeite também a opinião dos
leitores, editores e profissionais. Se um editor pedir uma revisão é porque ele
acredita que será melhora para a revista.
·
Seja paciente. Não adianta ligar para o agente domingo às
23h para saber a resposta de um teste. As editoras trabalham em horário
comercial e as decisões são tomadas nesse horário. Orientamos, também, a sempre
olhar o e-mail antes de ligar, pois se o agente recebeu a resposta da
editora, ele, provavelmente, já deu a notícia para você.
Cosplay e fã de Quadrinhos.