Aphrodite IX by Carlos Rodriggs
DICAS
GERAIS para enviar o portfólio nas Editoras ou Agência de Quadrinhos
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Sempre salve o
arquivo com seu nome e o tipo de trabalho que está fazendo (Exemplo: Se seu
nome é José e você está fazendo o lápis da página nº2 do
Batman, o nome do arquivo ficará assim: BatmanPage2pencilJose.jpg),
para facilitar a localização do mesmo – material nomeado de outra forma será
descartado;
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Sempre
envie amostras de todo tipo de trabalho e estilo que consegue fazer;
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Sempre
trabalhe em tamanho A3, 11x17 polegadas;
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Para
quadrinhos, mande páginas de quadrinhos;
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Ao mandar
nanquim, envie junto o lápis para avaliação;
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Trabalhos
de lápis ou arte final – envie jpgs em formato greyscale em
tamanho 100% com resolução 72 dpi e qualidade boa ou ótima;
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Trabalhos
de colorização – envie jpgs em formato RGB em tamanho 100% com
resolução 72 dpi e qualidade boa ou ótima;
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Nunca envie
material que não seja o seu melhor trabalho atual;
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Nunca envie
fotocópias ou arquivos digitais de baixa qualidade ou resolução;
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Nunca envie
originais em hipótese alguma – sempre cópias;
Hulk X Thor by Carlos Rodriggs.
Orientações aos DESENHISTAS
Antes
de falar sobre o trabalho para o mercado profissional de quadrinhos é
importante lembrar e ressaltar que em quadrinhos, a coisa mais importante
sempre é a NARRATIVA VISUAL, o contar uma história. Todas as
etapas - roteiro, desenho, arte final, letras e cor - devem estar em harmonia
para conduzir o leitor e ajudá-lo a entender a história, por isso o preparo
para cada uma dessas etapas é essencial!
Sempre analise e compare o seu trabalho com
os artistas que já estão trabalhando no mercado, de preferencia aqueles
artistas que são considerados referencias no meio da industria. E somente envie
caso esteja num nível profissional alto ou quase. Se perceber que não está no
nível profissional exigido, não desista! Com persistência em aprender vencemos
obstáculos e atingimos objetivos: continue estudando e treinando sempre.
Harley Quinn by Carlos Rodriggs.
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O artista deve
mandar de 4 a 6 páginas sequenciais, em ordem, mostrando a progressão de uma
história em quadrinhos;
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Pode desenhar
capas e pinups, Mas é preferível focar nas páginas sequenciais, por isso
recomendamos faze-las primeiro;
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Pode usar
qualquer roteiro teste disponível aqui no site ou você pode, também, refazer
uma história existente, contanto que não copie a arte;
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A história deve
mover-se de maneira clara e dinâmica, de fácil compreensão;
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O material deve
mostrar habilidades básicas de desenho – perspectiva e anatomia – e além de
saber como desenhar personagens de ação, rostos expressivos, poses, diferentes
idade e tipos de roupas, você deve ser capaz de desenhar um cenário
convincente: pessoas comuns na rua, prédios, carros, etc,;
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Não se limite aos
quadrinhos como referência e inspiração: desenhos baseados no real e em outros
tipos de arte são partes importantes do estudo e evolução da técnica;
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Artistas
profissionais de quadrinhos trabalham em uma área de 10x15 polegadas em folha
de papel resistente, de preferência um strathmore 2-ply que mede 11x17
polegadas (tamanho A3);
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O layout das
páginas, geralmente, é feito com lápis grafite ou lápis azul (que não aparece
nas fotocópias) e o trabalho é finalizado com lápis comum;
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A não ser que
você saiba fazer arte final digital, não use lápis muito duro (3H ou mais
duro), nem pressione muito forte na página para não deixar ranhuras no papel.
Desenho em produção feito por Carlos Rodriggs.
Orientações aos ARTE-FINALISTAS
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O trabalho da
arte final é dar profundidade e clareza ao lápis, sem obscurecer o trabalho do
desenhista – fazemos isso chapando os pretos e variando as espessuras da linha
para dar variedade a página e a sensação de três dimensões para cada quadro,
sem adicionar detalhes desnecessários;
CatWoman by Carlos Rodriggs.
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O artista
artefinalista deve mandar duas cópias: uma da sua arte final e a outra da arte
em lápis que finalizou, para que possa ser comparado entre os dois;
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É indicado, se
possível, que o artefinalista envie sua arte final sobre mais de um desenhista;
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Se você não tem
como conseguir amostras à lápis de artistas profissionais, entre em contato com
a editora ou agência de quadrinhos providenciando algumas cópias;
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A maneira mais
fácil de trabalhar é finalizar em papel vegetal sobre fotocópias do trabalho ou
em uma folha de papel sobre uma mesa de luz;
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Objetos no
primeiro plano devem parecer e ter um peso diferente dos objetos ao fundo;
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É importante
perceber e saber quais linhas do lápis devem ser omitidas na finalização;
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Saber como contar
uma história é essencial no trabalho de um artefinalista;
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Artefinalistas
profissionais usam tinta nanquim à prova d’água aplicada com uma variedade de
penas e pincéis, e as correções podem ser feitas usando vários tipos de tinta
branca.
Catwoman by Carlos Rodriggs.
Orientações aos COLORISTAS
Da mesma forma que um pintor precisa visualizar a pintura ou imagem
finalizada antes mesmo de pegar um pincel, o colorista tem que “passar através”
da cena que irá colorir. É como assistir a uma cena de filme em sua mente: você
tem que ter a habilidade de coreografar os quadros antes de colorir. Qual a
tonalidade (cor) geral da cena? Qual a iluminação? Sombras? Quais os pontos
chaves de interesse e foco em cada quadro?
Para isso, o primeiro passo em qualquer trabalho de colorização é ler a
história inteira! Assim, antes mesmo de começar a colorir você terá todas as
referências de cor que o trabalho exige. Você já saberá, por exemplo, que não
deve colorir a página sete como um dia quente e ensolarado, porque o narrador
se referiu a ela como sendo “uma noite fria e de vento”.
Cinderella - cores by Hedwin Zaldivar.
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O artista
colorista deve mandar de 4 a 6 páginas de arte em quadrinhos (coloridas por
completo);
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Se precisar de
material para colorir, mande um e-mail para a editora ou agência de quadrinhos
providenciando alguns desenhos;
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Colorir uma parte
essencial na arte de contar uma história, por isso o colorista deve interpretar
o desenho e contar a história através da cor: dando profundidade, efeito
dramático, sensações e, o mais importante, clareza;
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As personagens e
objetos mais importantes em cada cena devem ser claramente visíveis para o
leitor e isso, com frequência, requer que pessoas e coisas sejam coloridas de
maneira diferente do que como seriam na vida real (Ex.: um quadro mostra o
Homem-Aranha de pé no meio de uma dúzia de pessoas: o Homem-Aranha pode ser
colorido normalmente enquanto que o grupo de pessoas devem ser coloridos de uma
forma monotonica – vários tons desbotados ou parecidos – para garantir que o
herói seja claramente visto no quadro);
Supergirl by Hedwin Zaldivar.
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Coloristas devem,
em alguns momentos, passar sensações, por isso possuem uma certa liberdade
criativa em relação a realidade (Ex.: um desenhista fez uma sequência de
quadros nos quais o Lobo fica nervoso: o colorista pode usar uma variedade de
vermelhos – cor frequentemente utilizada para transmitir ideia de raiva/ira –
tanto no lobo quanto no fundo).
**Fontes: IHQ Studios.