quarta-feira, 4 de abril de 2018

Dicas Gerais - Portifolio


Aphrodite IX by Carlos Rodriggs


        DICAS GERAIS para enviar o portfólio nas Editoras ou Agência de Quadrinhos

·         Sempre salve o arquivo com seu nome e o tipo de trabalho que está fazendo (Exemplo: Se seu nome é José e você está fazendo o lápis da página nº2 do Batman, o nome do arquivo ficará assim: BatmanPage2pencilJose.jpg), para facilitar a localização do mesmo – material nomeado de outra forma será descartado;


·          Sempre envie amostras de todo tipo de trabalho e estilo que consegue fazer;

·          Sempre trabalhe em tamanho A3, 11x17 polegadas;

·          Para quadrinhos, mande páginas de quadrinhos;

·          Ao mandar nanquim, envie junto o lápis para avaliação;

·          Trabalhos de lápis ou arte final – envie jpgs em formato greyscale em tamanho 100% com resolução 72 dpi e qualidade boa ou ótima;

·          Trabalhos de colorização – envie jpgs em formato RGB em tamanho 100% com resolução 72 dpi e qualidade boa ou ótima;

·          Nunca envie material que não seja o seu melhor trabalho atual;

·          Nunca envie fotocópias ou arquivos digitais de baixa qualidade ou resolução;

·          Nunca envie originais em hipótese alguma – sempre cópias;


Hulk X Thor by Carlos Rodriggs.

Orientações aos DESENHISTAS

       Antes de falar sobre o trabalho para o mercado profissional de quadrinhos é importante lembrar e ressaltar que em quadrinhos, a coisa mais importante sempre é a NARRATIVA VISUAL, o contar uma história. Todas as etapas - roteiro, desenho, arte final, letras e cor - devem estar em harmonia para conduzir o leitor e ajudá-lo a entender a história, por isso o preparo para cada uma dessas etapas é essencial!
     Sempre analise e compare o seu trabalho com os artistas que já estão trabalhando no mercado, de preferencia aqueles artistas que são considerados referencias no meio da industria. E somente envie caso esteja num nível profissional alto ou quase. Se perceber que não está no nível profissional exigido, não desista! Com persistência em aprender vencemos obstáculos e atingimos objetivos: continue estudando e treinando sempre. 

Harley Quinn by Carlos Rodriggs.


·         O artista deve mandar de 4 a 6 páginas sequenciais, em ordem, mostrando a progressão de uma história em quadrinhos;

·         Pode desenhar capas e pinups, Mas é preferível focar nas páginas sequenciais, por isso recomendamos faze-las primeiro;

·         Pode usar qualquer roteiro teste disponível aqui no site ou você pode, também, refazer uma história existente, contanto que não copie a arte;

·         A história deve mover-se de maneira clara e dinâmica, de fácil compreensão;

·         O material deve mostrar habilidades básicas de desenho – perspectiva e anatomia – e além de saber como desenhar personagens de ação, rostos expressivos, poses, diferentes idade e tipos de roupas, você deve ser capaz de desenhar um cenário convincente: pessoas comuns na rua, prédios, carros, etc,;

·         Não se limite aos quadrinhos como referência e inspiração: desenhos baseados no real e em outros tipos de arte são partes importantes do estudo e evolução da técnica;

·         Artistas profissionais de quadrinhos trabalham em uma área de 10x15 polegadas em folha de papel resistente, de preferência um strathmore 2-ply que mede 11x17 polegadas (tamanho A3);

·         O layout das páginas, geralmente, é feito com lápis grafite ou lápis azul (que não aparece nas fotocópias) e o trabalho é finalizado com lápis comum;

·         A não ser que você saiba fazer arte final digital, não use lápis muito duro (3H ou mais duro), nem pressione muito forte na página para não deixar ranhuras no papel.

                               Desenho em produção feito por Carlos Rodriggs.



Orientações aos ARTE-FINALISTAS

·         O trabalho da arte final é dar profundidade e clareza ao lápis, sem obscurecer o trabalho do desenhista – fazemos isso chapando os pretos e variando as espessuras da linha para dar variedade a página e a sensação de três dimensões para cada quadro, sem adicionar detalhes desnecessários;

CatWoman by Carlos Rodriggs.

·         O artista artefinalista deve mandar duas cópias: uma da sua arte final e a outra da arte em lápis que finalizou, para que possa ser comparado entre os dois;

·         É indicado, se possível, que o artefinalista envie sua arte final sobre mais de um desenhista;

·         Se você não tem como conseguir amostras à lápis de artistas profissionais, entre em contato com a editora ou agência de quadrinhos providenciando algumas cópias;

·         A maneira mais fácil de trabalhar é finalizar em papel vegetal sobre fotocópias do trabalho ou em uma folha de papel sobre uma mesa de luz;

·         Objetos no primeiro plano devem parecer e ter um peso diferente dos objetos ao fundo;

·         É importante perceber e saber quais linhas do lápis devem ser omitidas na finalização;

·         Saber como contar uma história é essencial no trabalho de um artefinalista;

·         Artefinalistas profissionais usam tinta nanquim à prova d’água aplicada com uma variedade de penas e pincéis, e as correções podem ser feitas usando vários tipos de tinta branca.

Catwoman by Carlos Rodriggs.


Orientações aos COLORISTAS

    Da mesma forma que um pintor precisa visualizar a pintura ou imagem finalizada antes mesmo de pegar um pincel, o colorista tem que “passar através” da cena que irá colorir. É como assistir a uma cena de filme em sua mente: você tem que ter a habilidade de coreografar os quadros antes de colorir. Qual a tonalidade (cor) geral da cena? Qual a iluminação? Sombras? Quais os pontos chaves de interesse e foco em cada quadro?

            Para isso, o primeiro passo em qualquer trabalho de colorização é ler a história inteira! Assim, antes mesmo de começar a colorir você terá todas as referências de cor que o trabalho exige. Você já saberá, por exemplo, que não deve colorir a página sete como um dia quente e ensolarado, porque o narrador se referiu a ela como sendo “uma noite fria e de vento”.

                                     Cinderella - cores by Hedwin Zaldivar.


·         O artista colorista deve mandar de 4 a 6 páginas de arte em quadrinhos (coloridas por completo);

·         Se precisar de material para colorir, mande um e-mail para a editora ou agência de quadrinhos providenciando alguns desenhos;

·         Colorir uma parte essencial na arte de contar uma história, por isso o colorista deve interpretar o desenho e contar a história através da cor: dando profundidade, efeito dramático, sensações e, o mais importante, clareza;

·         As personagens e objetos mais importantes em cada cena devem ser claramente visíveis para o leitor e isso, com frequência, requer que pessoas e coisas sejam coloridas de maneira diferente do que como seriam na vida real (Ex.: um quadro mostra o Homem-Aranha de pé no meio de uma dúzia de pessoas: o Homem-Aranha pode ser colorido normalmente enquanto que o grupo de pessoas devem ser coloridos de uma forma monotonica – vários tons desbotados ou parecidos – para garantir que o herói seja claramente visto no quadro);

                                         Supergirl by Hedwin Zaldivar.


·         Coloristas devem, em alguns momentos, passar sensações, por isso possuem uma certa liberdade criativa em relação a realidade (Ex.: um desenhista fez uma sequência de quadros nos quais o Lobo fica nervoso: o colorista pode usar uma variedade de vermelhos – cor frequentemente utilizada para transmitir ideia de raiva/ira – tanto no lobo quanto no fundo).

**Fontes: IHQ Studios.

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