Superman de Alex Ross
Book: Superman - Paz na TerraTexto: Paul Dini
O processo de criação da arte é feita a lápis para cada página dupla,
que serviam como base para fotografar modelos vivos e pesquisar outros
detalhes. Aqui, o modelo Frank Kasy posa como o Superman, imitando o melhor que
pode a posição mostrada no esboço. Frequentemente, eram usadas duas grandes
lâmpadas fotográficas para iluminar o modelo, seguindo as sombras apresentadas
nos primeiros esboços de Ross.
Uma inovação de Ross durante o desenvolvimento do primeiro
livro foi criar as fantasias completas de cada um dos personagens para seus modelos: Marvel e Mulher-Maravilha. Ross contratou o alfaiate de fantasias Leman Yuen para fazer um traje completo do Superman para Kasy. Ross escolheu a cor do tecido colante junto com Yuen e também desenhou o escudo com "S" do tamanho que desejava.
livro foi criar as fantasias completas de cada um dos personagens para seus modelos: Marvel e Mulher-Maravilha. Ross contratou o alfaiate de fantasias Leman Yuen para fazer um traje completo do Superman para Kasy. Ross escolheu a cor do tecido colante junto com Yuen e também desenhou o escudo com "S" do tamanho que desejava.
No desenho a lápis, as proporções e posturas corporais são adaptadas
para atender as necessidades do personagem e do clima da história. Com tinta
Guache e Aquarela, todas as áreas são pintadas à mão, em preto e branco, para
determinar as tonalidades. Com a imagem quase pronta em tons de cinza, começa a
colorização, utilizando a mesma tinta, construindo áreas por meio de camadas
transparentes alternadas com certas áreas mais opacas, procurando obter o
melhor visual. Os últimos toques da colorização incluem o uso de Aerógrafo para
pintar os cenários e criar diversos efeitos de luz e monocromáticos.
Batman de Alex Ross
Book: Batman - Guerra ao Crime.
Assim como Ross decidiu criar fantasias completas para seus modelos, ele queria fazer uma máscara específica, de acordo com o seu estilo e visão.
Para elaborar uma máscara do Batman que fosse bastante semelhante à pele humana, tiveram de fazer um molde a
partir de MattPaleotti, o modelo do Batman. Isso daria a Rossuma
cópia de gesso da cabeça de Paleotti, onde ele esculpiria o capuz do Batman.
O maquiador artístico James Lacey conseguiu a
máscara fazendo um molde de Imagel em torno da cabeça
de Paleotti. Gaze médica foi aplicada em torno do frágil Imagel para dar firmeza
ao molde. Após aproximadamente quatro horas, o molde foi retirado e preenchido
com gesso. Depois que o gesso endureceu, o molde foi removido e a máscara
estava pronta para ser esculpida. Ross usou argila sobre a máscara
para que seus desenhos ficassem o mais semelhantes possível do rosto do modelo.
A companhia Acme DesignInc. de fabricação de modelos utilizou
o prótotipo esculpido para fazer mais um molde. Eles preencheram esse
novo molde, da cabeça de Paleotti vestido o capuz
de Batman esculpido por Ross, com látex e conseguiram o modelo
final da máscara de látex emborrachado. Combinada com uma mistura de partes de
fantasia do Batmandoadas
por Kenn Kooi, Barry Crain e Teresa Codie, o
traje do Batman foi tarefa mais complexa que Ross já teve
que realizar para criar um personagem. Veja o esboço reduzido à arte pintada.
Capitão Marvel de Alex Ross
Book: Shazam - O Poder da Esperança.
O uso de modelos vivos para a série exigiu que Ross fizesse
diversas alterações em seus desenhos. A maioria envolvendo o aumento de tamanho e massa dos corpos dos
modelos para obter proporções mais heróicas. Quase sempre era necessário
acentuar as poses, exagerando-as para obter um efeito dramático, e
praticamente nenhuma
fotografia saía exatamente de
acordo com o que o artista havia
imaginado. No
entanto, o uso de modelos vivos foi sempre vital para
imaginar
esses personagens lendários como seres
humanos de verdade. Os modelos serviram
tanto para
inspirar quanto para servir de base para a
Arte. Ross encarregou Teresa Codie, a alfaiate de fantasias, de criar um
traje de Capitão Marvel para o modelo Sal Abbinanti. Essa seria
a primeira de muitas fantasias que Codie faria para Ross.
Uma série
de pôsteres em tamanho real estava sendo planejado ao mesmo
tempo que os livros-tablóides, e Ross queria fantasias de corpo
inteiro nas quais poderia se basear para a ilustração de cada um
dos pôsteres. O plano era também usar essas fantasias em
futuros projetos envolvendo a Liga da Justiça. Codie fez
fantasias para o Flash, Lanterna Verde, arqueiro Verde, Canário
Negro, Aquaman, Homem-Borracha e muitos outros.
Fonte: Livro:
"Os Melhores Super-Heróis do Mundo." de
Paul Dini e Alex Ross, ed. Panini Books;
Criação e lançamento de 2005 DCComics Studio.
Veja também:
- A Arte de Alex Ross e o uso de Modelos-Vivos (Parte 2 de 2)
Veja também:
- A Arte de Alex Ross e o uso de Modelos-Vivos (Parte 2 de 2)