segunda-feira, 9 de abril de 2018

A Arte de Alex Ross e o uso de Modelos-Vivos (Parte 1 de 2)

Superman de Alex Ross
Book: Superman - Paz na Terra

Texto: Paul Dini



     O processo de criação da arte é feita a lápis para cada página dupla, que serviam como base para fotografar modelos vivos e pesquisar outros detalhes. Aqui, o modelo Frank Kasy posa como o Superman, imitando o melhor que pode a posição mostrada no esboço. Frequentemente, eram usadas duas grandes lâmpadas fotográficas para iluminar o modelo, seguindo as sombras apresentadas nos primeiros esboços de Ross.



Uma inovação de Ross durante o desenvolvimento do primeiro
livro foi criar as fantasias completas de cada um dos personagens para seus modelos: 
Marvel e Mulher-Maravilha. Ross contratou o alfaiate de fantasias Leman Yuen para fazer um traje completo do Superman para Kasy. Ross escolheu a cor do tecido colante junto com Yuen e também desenhou o escudo com "S" do tamanho que desejava.



      No desenho a lápis, as proporções e posturas corporais são adaptadas para atender as necessidades do personagem e do clima da história. Com tinta Guache e Aquarela, todas as áreas são pintadas à mão, em preto e branco, para determinar as tonalidades. Com a imagem quase pronta em tons de cinza, começa a colorização, utilizando a mesma tinta, construindo áreas por meio de camadas transparentes alternadas com certas áreas mais opacas, procurando obter o melhor visual. Os últimos toques da colorização incluem o uso de Aerógrafo para pintar os cenários e criar diversos efeitos de luz e monocromáticos.





Batman de Alex Ross
BookBatman - Guerra ao Crime.


       Assim como Ross decidiu criar fantasias completas para seus modelos, ele queria fazer uma máscara específica, de acordo com o seu estilo e visão. 




          Para elaborar uma máscara do Batman que fosse bastante semelhante à pele humana, tiveram de fazer um molde a partir de MattPaleotti, o modelo do Batman. Isso daria a Rossuma cópia de gesso da cabeça de Paleotti, onde ele esculpiria o capuz do Batman.


      O maquiador artístico James Lacey conseguiu a máscara fazendo um molde de Imagel em torno da cabeça de Paleotti. Gaze médica foi aplicada em torno do frágil Imagel para dar firmeza ao molde. Após aproximadamente quatro horas, o molde foi retirado e preenchido com gesso. Depois que o gesso endureceu, o molde foi removido e a máscara estava pronta para ser esculpida. Ross usou argila sobre a máscara para que seus desenhos ficassem o mais semelhantes possível do rosto do modelo. 




      A companhia Acme DesignInc. de fabricação de modelos utilizou o prótotipo esculpido para fazer mais um molde. Eles preencheram esse novo molde, da cabeça de Paleotti vestido o capuz de Batman esculpido por Ross, com látex e conseguiram o modelo final da máscara de látex emborrachado. Combinada com uma mistura de partes de fantasia do Batmandoadas por Kenn Kooi, Barry Crain e Teresa Codie, o traje do Batman foi tarefa mais complexa que Ross já teve que realizar para criar um personagem. Veja o esboço reduzido à arte pintada.



Capitão Marvel de Alex Ross
BookShazam - O Poder da Esperança.


     O uso de modelos vivos para a série exigiu que Ross fizesse diversas alterações em seus desenhos. A maioria envolvendo o aumento de tamanho e massa dos corpos dos modelos para obter proporções mais heróicas. Quase sempre era necessário acentuar as poses, exagerando-as para obter um efeito dramático, e 

praticamente nenhuma fotografia saía exatamente de 

acordo com o que o artista havia imaginado. No 

entanto, o uso de modelos vivos foi sempre vital para

imaginar esses personagens lendários como seres

humanos de verdade. Os modelos serviram tanto para 

inspirar quanto para servir de base para a 

Arte. Ross encarregou Teresa Codie, a alfaiate de fantasias, de criar um traje de Capitão Marvel para o modelo Sal Abbinanti. Essa seria a primeira de muitas fantasias que Codie faria para Ross.



       Uma série de pôsteres em tamanho real estava sendo planejado ao mesmo tempo que os livros-tablóides, e Ross queria fantasias de corpo inteiro nas quais poderia se basear para a ilustração de cada um dos pôsteres. O plano era também usar essas fantasias em futuros projetos envolvendo a Liga da Justiça. Codie fez fantasias para o Flash, Lanterna Verde, arqueiro Verde, Canário Negro, Aquaman, Homem-Borracha e muitos outros.

Fonte: Livro: "Os Melhores Super-Heróis do Mundo." de Paul Dini e Alex Ross, ed. Panini Books; Criação e lançamento de 2005 DCComics Studio.

Veja também:

A Arte de Alex Ross e o uso de Modelos-Vivos (Parte 2 de 2)