sábado, 28 de abril de 2018

A Capa de Mike Deodato Jr


Salve!, salve!.... pequenos gafanhotos!!...srsr


Boa Tarde pessoal!!!....

Vamos fechar este ano (2018) com chave de ouro!...

Postei, aqui no blog, um passo-a-passo à criação de uma capa de quadrinhos dos Novos Vingadores
(The New Avengers n°1), desenhado pelo o brasileiro Mike Deodato (a grande estrela da Marvel Comics).

Acompanhe este passo-a-passo!!... 
desde dos rafes, esboços, desenho definitivo, arte-final, 
cores e por fim, a capa já editada para a publicação.

Espero que vocês curtiram!!!

Abraço forte na clavícula esquerda!...E até a próxima!!!

Carlos Rodriggs


O Mike Deodato começa um Layout simples. Nesta fase o importante é a "estrutura" básica da ideia.



Depois do Layout ser aprovado pelo o cliente. Usando como base o "layout aprovado"...Mike começa "limpar" o desenho, deixando mais definido. Nesta fase é importante corrigir a "anatomia" e a composição da cena.


    Através do desenho "limpo" e depois que foi feito o estudo e correções de "anatomia" e "narrativa visual" ....começa o "estudo" da "luz e sombra" e suas supostas "marcações".


Depois do estudo da "luz e sombra"...agora é hora de definir o desenho por completo, deixando "limpo" e com a "luz e sombra" definida. O lápis esta completo pronto para receber o nanquim para a "arte-final".




Depois do lápis definido por completo. Começa o processo de Arte-Final O trabalho da arte final é dar profundidade e clareza ao lápis, sem obscurecer o trabalho – fazemos isso chapando os pretos e variando as espessuras da linha para dar variedade a capa e a sensação de três dimensões, sem adicionar detalhes desnecessários;



     Depois que a Arte-final está pronta. Agora é a vez do colorista entrar em ação!. Botando vida no desenho!. Dá mesma forma que a "arte-final" teve como objetivo dar profundidade, o colorista também vai ter a mesma missão. Mas desta fase, o objetivo é com as cores!. Depois que a cores estão prontas é hora de colocar as "letras" e imprimir!.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Uma Aula de Joe Quesada


Joe Quesada - Chief Creative Officer - Marvel Entertainment


    A Capa do Quarteto Fantástico - feita por Joe Quesada

    O Quarteto Fantástico, criado em 1961, completa 50 anos. Dentre as ilustrações que farão parte da comemoração, há a imagem para capa dupla desenhada por Joe Quesada, que disponibilizou via Twitter o passo a passo de seu processo criativo. Todo o processo foi apresentado de forma organizada no site Bleeding Cool, o qual foi reproduzido no site SOC!TUM!POW!. De acordo com os tweets de Quesada,verifica-se que o artista tentou algumas capas antes da escolhida,mas abriu mão de todas as anteriores por apresentarem-se de maneira muito estática. Então, após alguns rabiscos, começou a desenvolver a imagem final.


@JoeQuesada A ideia é colocar algum movimento nela . Então, surgiu este esboço.




@JoeQuesada: Havia alguma coisa para eu trabalhar Então, comecei a dar volume.


@JoeQuesada: Aqui está o que eu gostei nela. Se a capa for dobrada, o lado que ficará voltado para o cliente tem a composição correta.



@JoeQuesada: A visão do espectador, guiada da esquerda para a direita e do topo para a base.
@JoeQuesada: Como um pôster ou um anúncio, ela também tem uma boa fluidez.


@JoeQuesada: Sim, para aqueles de vocês que estão pensando nisso, eu dei MUITO duro nesta coisa. Para sua informação, todos estes esboços foram desenha
dos digitalmente em um Cintiq com Sketchbook Pro.

@JoeQuesada: Não posso dizer que o Sketchbook Pro basta; é somente uma EXCELENTE ferramente de pincel que parece muito real.

@JoeQuesada: Okay, agora que mudei para o Photoshop, é hora de entrar nos detalhes. Ben Grimm é a âncora da peça.


@JoeQuesada: Agora que tenho a forma básica de Ben bloqueada, é hora de fazer aquelas drogas de rachaduras.


@JoeQuesada: E agora, aqui está uma versão mais firme deBen. O COISA NASCEU!



@JoeQuesada: Johnny Storm, aqui vamos nós. Um de meus personagens favoritos quando eu era garoto. É uma pena que ele esteja morto.



@JoeQuesada: Perceba que empurrei Johnny para o alto no layout. Este foi uma consequência decorrente da disposição final de Ben na página depois que o bloqueei.

@JoeQuesada: Depois que eu estava satisfeito com a anatomia e dinâmica de Johnny, adicionei alguma modelagem.


@JoeQuesada: Efeitos de chamas; mantenha em mente que nós ainda estamos na fase de layout, e agora estou me direcionando para fazer uma página dupla.


@JoeQuesada: E agora uma pequena checagem para ver como Johnny e Ben se relacionam um com o outro na página.


@JoeQuesada: Você pode estar se perguntando, por que ter todo o trabalho de desenhar cada personagem em camadas? É minha forma de trabalhar, mas aqui também serve a outro propósito …
@JoeQuesada: Mais sobre isso depois. Enquanto isso, é a hora de Sue Richards. Perceba que Sue também foi deslocada no layout.


@JoeQuesada: Ben, Johhny e Sue. Quase lá.



@JoeQuesada: E agora Reed. Ele é importante por seu poder me permitir usá-lo como um elemento de design. Ele também está deslocado.


@JoeQuesada: A equipe em toda sua glória, mas algo está faltando …



@JoeQuesada: Ah, sim, um fundo que remeta à sua origem e à noção de fascinação que o Quarteto Fantástico causa.



@JoeQuesada: Agora, o que você está vendo é meu layout final antes que eu entre com o lápis. Perceba que você pode ver Ben e Johnny através de Sue.

@JoeQuesada: O sutil aspecto da invisibilidade de Sue é algo que precisarei trabalhar com o colorista.

@JoeQuesada: Este layout feito no Photoshop foi feito com o tamanho real do quadro e resolução 400 dpi com a ferramenta lápis.

@JoeQuesada: Agora, imprimo este layout no tamanho real do quadro. Então, pego estas impressões e as colo na prancheta.

@JoeQuesada: Uma vez colada, uso a velha caixa de luz e começo a passar o lápis. Uso um lápis de ponta dura 4H.

@JoeQuesada: Aqui esta a peça final a lápis. “BWS” é uma taquigrafia das antigas para o arte-finalista. Significa “black with stars” [preto com estrelas].



@JoeQuesada: Agora vem o jogo de esperar. Como uma criança no Natal, preciso esperar alguns dias para o brilhante Dan Mikki fazer a arte-final.

@JoeQuesada: Então chega a hora. Mais uma vez, há alguma dúvida de quão espantoso é Dan Mikki?



@JoeQuesada: Uma coisa que percebi foi que eu tive algumas tangentes realmente desajeitadas ao redor da área onde Ben, Johnny e Sue se encontram.

@JoeQuesada: O colorista pode ter tido algum problema para perceber o que é o quê, então fiz um guia de cor. Perceba a área circulada.


@JoeQuesada: É onde estavam as tangentes ruins. Tenha em mente que não é para indicar onde as cores deveriam estar, mas o que é o quê.

@JoeQuesada: Aqui está a nunca antes vista peça final e colorida, e lembre-se que fica só entre nós, o pessoal aqui do Twitter.

@ JoeQuesada: Ah, e a razão para eu desenhar todos os personagens no layout foi para que o poder de invisibilidade de Sue fosse capaz de ser criado na fase da colorização.


      O Quesada pode ter feito muita coisa na Marvel Comics que eu desaprovo, mas nunca pude negar que ele é um grande artista. Um dos melhores, na verdade.

Fonte: https://twitter.com/JoeQuesada

terça-feira, 17 de abril de 2018

Layouts de Mike Deodato



Mike Deodato Jr.


    É um dos mais cultuados e venerados artistas Superstar do universo dos super-heróis. Desenhista brasileiro exclusivo da Marvel Comics, o seu talento se destaca com maior intensidade sua inebriante arte em preto e branco.

      Vamos acompanhar um dos seus processos de produção de uma pagina de historia em quadrinhos. Este post possibilita uma leitura original de uma pagina em quadrinhos, como se fosse uma partitura musical, acompanhando a composição e criação artística de seus magníficos desenhos. Aqui, percebermos como é complexo e "trabalhoso" a criação de uma pagina de quadrinhos, exige muito "estudos" na criação das cenas. E o uso de referências fotografias no processo são imprescindíveis!. 



Mike Deodato Jr. - Desenhista superstar da Marvel Comics.




Usando Fotos como Referência

By Klebs Jr.

    Aqui estão algumas páginas do Homem-Aranha desenhadas pelo astro Mike Deodato.


    Dicas criadas pelo grande Mike Deodato do estúdio Glasshouse e desde já agradecemos a oportunidade de divulgá-lo.


Layout


  Os layouts são enviados por Mike Deodato para serem aprovados pela Marvel Comics.
 ( "SIM! Mike ainda mostra os layouts para os editores aprovarem, mesmo que não precise. UM HÁBITO de todos os GRANDES profissionais dos quadrinhos." )
Veja abaixo, os layouts de Mike Deodato.
















Referência de Fotos e Lápis

       Depois que os layouts foram aprovados, Mike procura por fotos de pessoas que ele pode usar para fazer as cenas. É uma tarefa tediosa, mas isso dá aquele ALGO MAIS na expressão que faz com que eles ganhem vida. O Deodato às vezes usa a si mesmo como referencia para alguns quadros (temos um exemplo na terceira e quarta pagina, abaixo) e os ajustes necessários são feitos para adaptar as imagens.













     Depois que as fotos de referencias foram encontradas com usas respectivas posições...É hora de começar a Desenhar a lápis!... Vejas as paginas abaixo, todas desenhadas a lápis. Definidas pronto para passar o Nanquim ( Arte-Final).














Arte - Final


    Depois dos desenhos já definidos, é hora de passar a tinta Nanquim (a Arte-Final) ou digamos Arte-Finalizar o Desenho.

     Quando finalizadas com maestria por um veterano da Arte Final como o Joe Pimentel. As personagens Mary Jane, Peter Parker e o Duente Verde ganham vida nas páginas de Amazing Spider-Man.












É isso aí galera!!!. até a proxima!!!....

Fonte: Glass House Studio

segunda-feira, 9 de abril de 2018

A Arte de Alex Ross e o uso de Modelos-Vivos (Parte 2 de 2)





Mulher-Maravilha de Alex Ross

Book: Mulher-Maravilha: O Espírito da Verdade.
Texto: Paul Dini

   Embora tenham sido criadas diversas novas fantasias a apartir dos esboços durante a série, a modelo da Mulher-Maravilha, Rhonda Hampton, contribuiu com sua própria fantasia, feita anteriormente para uma festa de Halloween. Para completar o traje, Ross fez o peitoral, o cinto, a tiara e o bracelete com alumínio e recobriu as partes que deveriam ser douradas com papel contact espelhado. Na foto, isso serviria como referência para os tipos de reflexos metálicos que Ross queria retratar. 


   Ironicamente, assim como Frank Kasy - o modelo do Superman - Hampton é naturalmente loira e, para a sessão de fotos da Mulher-Maravilha, teve de vestir uma peruca morena para simular a cor e o corte de cabelo da personagem.



A Liga da Justiça

Books: LJA: Origens Secretas e LJA: Liberdade e Justiça.


    À abaixo: 3 exemplos do extenso trabalho utilizando modelos e fantasias para cada membro da liga, colocando ao lado da arte pintada Modelos: Chris Fleming (como Aquaman), Cory Smith (como Flash), 




              eTony Vitale (como Lanterna Verde). Muitas referências de diversos modelos foram utilizados para dar o máximo de personalidade possível na representação da cada um dos membros da Liga da Justiça. Tendo em vista 




     a forma como os personagens da DC foram conhecidos por varias gerações ao redor do mundo todo,o livro tenta apresentar uma versão de lendas atemporais quede veriam viver para sempre. LIBERDADE E JUSTIÇA apresenta-se como ápice do apreço, como fã, que os autores têm pelos Maiores Super-Heróis do Mundo.


Nota


texto: Carlos Rodriggs

    Para conferir o resultado deste 
Making-of, veja a edição para colecionadores, foi lançado em 2005 pela DC Comics, o livro: "Os Maiores Super-Heróis do Mundo" de Paul Dini (Roteiro) e Alex Ross (Arte), sem dúvida, é uma Obra-Prima da DC Comics Studio. Contém 6 albuns gigantes de Ross reunidos em um único super encadernado em 400 páginas, (Superman: Paz na Terra, Batman: Guerra ao Crime, Shazam: O Poder da Esperança, Mulher-Maravilha: O Espírito da Verdade, LJA: Origens Secretas, LJA: Liberdade e Justiça, e ainda Esboços e Comentários dos Autores.).




     Analisando as Obras de Ross, devemos concordar que, realmentetem que ser um "Alex Ross" para pode dizer: " Painted comics! That´s the way! "...heheh... Ross em uma entrevista, declara: " It all involves artistic expression. If I can´t get into the work on some artist level, I can´t do it. " (Ross se referindo aos trabalhos dele, ele diz: " Tudo envolve a Expressão Artística. Se eu não puder entrar no trabalho (ou Projeto) em algum nível artístico (ou sem expressar o nível artístico), eu não posso fazê-lo."


E isso é facil perceber que toda a arte que Ross faz, ele faz com Expressão Artística forte, marcante, ao ponto do público pensar - este personagem é Real, e por sinal, com um nível artístico, "fora de série", raro. A perfeição da Anatomia Humana, englobando o Realismo dos personagens aos quadrinhos ou á Ilustração, e a perfeição da Pintura Artística(tintas), a harmonia das cores e seus efeitos, uma perfeição nas composições,etc. 




      E tudo isso faz com que Ross setorne uma Lenda "viva" aos quadrinhos. Portanto, essa qualidade, perfeição e estilo "único" fez de Ross um "Mito" no mundo dos quadrinhos.
E com este Making-of , aprendemos com Ross que nós, desenhista sou profissionais da ilustração, devemos criar nossas próprias referências: contratamos nossos próprios modelos vivos, tiramos nossas próprias fotos, fazemos nossa próprias fantasias dos personagens, construímos nossas próprias esculturas e máscaras,etc... E ao final teremos acumulado um "arsenal" de referências para o nosso trabalho ou projeto. 


Fonte: Livro: "Os Melhores Super-Heróis do Mundo." de Paul Dini e Alex Ross, ed. Panini Books; Criação e lançamento de 2005 DCComics Studio.

Veja também:


Abraços galerah e até a proxima!!!!.....