(Joe Kubert, uma lenda dos quadrinhos, é fundador
da Joe Kubert School of Cartooning and
Graphic Art. Você pode conhecer o trabalho dele na graphic novel Sgt. Rock: Between Hell and
a Hard Place pela DC Comics).
Graphic Art. Você pode conhecer o trabalho dele na graphic novel Sgt. Rock: Between Hell and
a Hard Place pela DC Comics).
" O uso de referência é
absolutamente essencial para uma comunicação
gráfica bem executada. No caso: QUADRINHOS!. Como a maioria das HQs,
(Histórias em Quadrinhos), lida com tópicos que existem apenas na nossa imaginação,
as figuras que eu ilustro para a historia precisam ser convincentes e realistas,
não importa qual seja o tema escolhido.
gráfica bem executada. No caso: QUADRINHOS!. Como a maioria das HQs,
(Histórias em Quadrinhos), lida com tópicos que existem apenas na nossa imaginação,
as figuras que eu ilustro para a historia precisam ser convincentes e realistas,
não importa qual seja o tema escolhido.
Um
soldado não fica bem se seu equipamento for desenhado incorretamente.
E seu
Jipe não pode parecer um carrinho de brinquedo, e seu tanque precisa
parecer
real ou ele não será real para o leitor.
Não se
limite a uma única referência
para a figura em questão. Você precisa de
uma visão de todos os ângulos para não se limitar a uma pose específica.
Se, por exemplo, seu tema for dinossauros, é preciso saber como é a aparência das
criaturas de diversos ângulos. Ter apenas uma referência implica em desenhar a
mesma coisa sem variações, porque você não vai saber como é o objeto visto de
um ângulo diferente. Quando isso acontece, é a referência que está usando você,
não o contrário.
uma visão de todos os ângulos para não se limitar a uma pose específica.
Se, por exemplo, seu tema for dinossauros, é preciso saber como é a aparência das
criaturas de diversos ângulos. Ter apenas uma referência implica em desenhar a
mesma coisa sem variações, porque você não vai saber como é o objeto visto de
um ângulo diferente. Quando isso acontece, é a referência que está usando você,
não o contrário.
Assim sendo, arranje quantas figuras puder, e
certifique-se de que são
boas referências. Cheque a credencial das ilustrações de dinossauros (quem são os
artistas). Existiam bem poucas câmeras naquela época.
boas referências. Cheque a credencial das ilustrações de dinossauros (quem são os
artistas). Existiam bem poucas câmeras naquela época.
Se possível, visite um museu
local e faça esboços dos dinossauros, em exibição.
Há vários bons livros contendo ilustrações bem pesquisadas. Estude os esqueletos.
Como eles se moviam? Quão grandes eram? Quanto mais você aprender sobre eles,
mais eficazes serão os seus desenhos.
Há vários bons livros contendo ilustrações bem pesquisadas. Estude os esqueletos.
Como eles se moviam? Quão grandes eram? Quanto mais você aprender sobre eles,
mais eficazes serão os seus desenhos.
Cineastas fizeram coisas
incríveis ao criar mundos que já não existiam mais - ou nunca
existiram. Eu mal consigo imaginar a montanha de pesquisas na qual eles tiveram
que mergulhar para conseguir chegar ao nível de realismo necessário refletido em
seus filmes.
existiram. Eu mal consigo imaginar a montanha de pesquisas na qual eles tiveram
que mergulhar para conseguir chegar ao nível de realismo necessário refletido em
seus filmes.
Quando criei meu personagem Tor,
precisei descobrir como o mundo devia ter
sido um milhão de anos atrás. Tive que fazer minha historia parecer convincente. O
homem existia na mesma época do que os dinossauros? Ninguém nunca provou
ou descartou esta hipótese. Só sabemos que os dinossauros existiram.
sido um milhão de anos atrás. Tive que fazer minha historia parecer convincente. O
homem existia na mesma época do que os dinossauros? Ninguém nunca provou
ou descartou esta hipótese. Só sabemos que os dinossauros existiram.
Tor, o homem, precisava ser convincente
também. Encontrei referências para as lanças
de pedra lascada, machados de pedras e corda de couro trançado, supostamente usados
pelos homens primitivos. Seus negros cabelos selvagens são longos, para proteger o
pescoço e as costas. Seu cabelo é curto na frente, para que sua visão não fique obstruída.
Tor, para mim, não é apenas um desenho. É alguém que conheço, que quero que meus
leitores aceitem e acreditem ser real.
de pedra lascada, machados de pedras e corda de couro trançado, supostamente usados
pelos homens primitivos. Seus negros cabelos selvagens são longos, para proteger o
pescoço e as costas. Seu cabelo é curto na frente, para que sua visão não fique obstruída.
Tor, para mim, não é apenas um desenho. É alguém que conheço, que quero que meus
leitores aceitem e acreditem ser real.
Pediram
que eu ilustrasse uma historia sobre combates aéreos durante a Primeira
Guerra Mundial. Além dos pilotos, outros grandes personagens eram os aviões. O título
da historia era "Ás Inimigo!", escrito por Robert Kanigher. Ele pesquisou táticas de vôo,
armamentos aeronáuticos e tipo de homens que pilotavam aqueles "caixões voadores".
Guerra Mundial. Além dos pilotos, outros grandes personagens eram os aviões. O título
da historia era "Ás Inimigo!", escrito por Robert Kanigher. Ele pesquisou táticas de vôo,
armamentos aeronáuticos e tipo de homens que pilotavam aqueles "caixões voadores".
Eu tive que fazer a minha pesquisa
também. Eu li e consegui o máximo de fotos de
aviões antigos que foi possível, mostrando todos os ângulos dos aparelhos, inclusive
detalhes das construções, tanto de exterior como interior. Senti que só assim conseguiria
retratar para o leitor como realmente teria sido voar numa daquelas aeronaves. Além da
variedade de aviões usados pelos os pilotos franceses, ingleses, americanos e alemães,
eu também precisava saber como eles se vestiam para voar.
aviões antigos que foi possível, mostrando todos os ângulos dos aparelhos, inclusive
detalhes das construções, tanto de exterior como interior. Senti que só assim conseguiria
retratar para o leitor como realmente teria sido voar numa daquelas aeronaves. Além da
variedade de aviões usados pelos os pilotos franceses, ingleses, americanos e alemães,
eu também precisava saber como eles se vestiam para voar.
Eram poucos os padrões de
uniformes. Alguns vestiam jaquetas de
couro com revestimento de pele. Outros prendiam fitas coloridas aos capacetes
(como os cavaleiros de antigamente) e usavam lenços compridos que tremulavam
ao vento. Eles pintavam suas aeronaves de forma distinta para identificar os inimigos.
Incluí todos estes elementos e outros. Isso deixou a história e os personagens mais
próximos de mim, e muitos mais prazerosos de se desenhar.
couro com revestimento de pele. Outros prendiam fitas coloridas aos capacetes
(como os cavaleiros de antigamente) e usavam lenços compridos que tremulavam
ao vento. Eles pintavam suas aeronaves de forma distinta para identificar os inimigos.
Incluí todos estes elementos e outros. Isso deixou a história e os personagens mais
próximos de mim, e muitos mais prazerosos de se desenhar.
Quantas vezes você já leu uma História em
Quadrinhos que se passa
em numa grande cidade?. Uma cidade é supostamente composta por ruas,
carros, lojas e pessoas. Nós vemos um Herói e um Vilão lutando no teto de...
...de uma caixa de papelão??. Não pode ser.....Mas é verdade.
Veja o exemplo abaixo, no desenho, as figuras estão boas,
mas o prédio, que mais parece uma caixa de papelão,
destruiu completamente a ilusão. Nós desenhistas devemos
criar uma ilusão de realidade, não destruí-la!.
em numa grande cidade?. Uma cidade é supostamente composta por ruas,
carros, lojas e pessoas. Nós vemos um Herói e um Vilão lutando no teto de...
...de uma caixa de papelão??. Não pode ser.....Mas é verdade.
Veja o exemplo abaixo, no desenho, as figuras estão boas,
mas o prédio, que mais parece uma caixa de papelão,
destruiu completamente a ilusão. Nós desenhistas devemos
criar uma ilusão de realidade, não destruí-la!.
- Resumo da Aula de Hoje:
PESQUISE REFERÊNCIAS ANTES DE COMEÇAR A DESENHAR!!!
(Joe Kubert dando aulas de Historia em Quadrinhos na escola que ele fundou).
1.
Arrume o máximo de figuras que puder dos objetos que pretende
desenhar, visto pelos mais variados ângulos possíveis.
desenhar, visto pelos mais variados ângulos possíveis.
2.
Vá sempre à biblioteca local e livrarias do bairro. Estes lugares
possuem uma
riqueza de informação para todo artista e desenhista.
riqueza de informação para todo artista e desenhista.
3.
Entre na Internet e em minutos você poderá encontrar imagens de todos os
temas imagináveis.
temas imagináveis.
4.
Construa seus próprios modelos. Assim você terá um exemplo tridimensional
permanente do seu objeto de todos os ângulos.
permanente do seu objeto de todos os ângulos.
5.
Veja os Vídeos mostrando animais, lugares e coisas.
6.
Visite os museus locais e não se esqueça de levar seu caderno de esboços.
Desenhe tudo o que chame sua atenção. Você nunca sabe quando
pode acabar usando esses esboços como objetos numa historia em quadrinhos
que irá desenhar."
Desenhe tudo o que chame sua atenção. Você nunca sabe quando
pode acabar usando esses esboços como objetos numa historia em quadrinhos
que irá desenhar."
Joe Kubert.
(FONTE: Livro: "Aprendendo a
Desenhar com os maiores mestres internacionais" vol. 1
- Editora Panini Comics - 2006).
- Editora Panini Comics - 2006).