Texto
by Greg Land
" - Olá, todo
mundo, aqui é Greg Land. Desta vez, o tópico será o uso de
referências para conseguir uma forte visualização do(s) objeto(s) a ser (em)
ilustrado(s). Digamos que a história peça um tipo especifico de locomotiva
antiga. A não ser que o artista seja um fanático por trens, ele ou ela não
saberá como é esse objeto especifico, e pesquisar locomotivas em livros
seria a melhor maneira de garantir o realismo da imagem. A lista de artistas
que usam referências é longa, mas alguns eu admiro são Alphonse Mucha,
Olivia, James Bama, Joe Jusko, e o grande ilustrador americano Norman
Rockwell. Agora
vamos em frente para dar uma olhada em alguns exemplos
que eu preparei.
(A
arte cheia de detalhes e referências de Greg Land abrilhantou as
páginas de Sojourn, da Editora CrossGen, e da
minissérie X-Men: A Canção Derradeira da Fênix, da Marvel
Comics.)
Algumas
Questões
O que é exatamente uma referência?....
.....Fotos,
arranjos de natureza morta, pose de um amigo, animais de estimação, carros, a
casa do outro lado da rua - virtualmente qualquer coisa. A referência ajuda a
dar ao desenho uma sensação de precisão. Um exemplo é a forma como as roupas se
dobram ao longo do corpo de uma pessoa. As referências devem ser usadas tanto
quanto forem necessárias para que o desenhista alcance a ilustração desejada, e
podem vir de livros, revistas, jornais, fotos de artistas, do ambiente, e de
quase qualquer lugar.
Uma Pinup desenhado por Greg Land com o uso de referências fotográficas.
Faça uma Pose
Closes
Eu pego fotos do meu arquivo de referências
(organizado com pastas de fotos recortadas de revistas e jornais), ou tiro
fotos dos meus amigos ou de mim mesmo para usar em expressões faciais. Estes
exemplos mostram como usei a expressão básica de uma foto e mudei os cabelos e
roupas para fazer o desenho apropriado do personagem. Gareth, de Sojourn
(FIGURA B), foi baseado no modelo de um anúncio de roupas. A
jovem garota com uma expressão apavorada é mihna sobrinha Brianna.
Neste exemplo, a personagem (FIGURA C) se parece muito com a foto
á esquerda. Na outra ponta do espectro está o desenho do troll (FIGURA D).
Olhando para as expressões faciais exageradas do modelo (tudo bem, sou eu), fui
capaz de desenhar os traços para compor o
personagem. eu gosto de ver os trolls
como atores cobertos de maquiagem hollywoodiana.
E finalmente, desenhei a linda Neven
(FIGURA E) inspirada nesta modelo retirada de uma edição da revista Sports
Illustrated.
Mexendo o Corpo!
Estes exemplos mostram figuras inteiras. A
primeira é uma pose de ação da Arwyn atirando uma flecha (FIGURA
F). Minha referência para ela foi uma mulher disparando duas armas.
O segundo desenho é uma mulher alada (FIGURA G).
Provavelmente não vou achar isso em
nenhum livro de referências, mas a graciosidade encontrada em muitas atletas
pode ajudar. No caso, uma patinadora ajudou com a pose para a mulher
voadora. Construí as asas olhando para varias fotos de pássaros
(repare nos tons diferentes dados ás asas, usando como base uma águia).
Várias vezes já pedi para minha mulher ou amigos encenarem movimentos
para os personagens. Eu gosto de usar uma câmera Polaroid para
tirar uma foto rápida da cena, o que é extremamente útil na composição de
quadros, já que posso mover o(s) modelo(s) para conseguir vários ângulos
- visto por cima, por baixo, closes, planos médios e planos distantes. Tudo
isso ajuda a deixar a narrativa mais interessante.
Viva a Natureza
Os ambientes - cidades,
cenas aquáticas, castelos, casas, bosques ou qualquer outro lugar que a
história possa nos levar - são lugares onde os personagens interagem. O exemplo
que desenhei aqui é uma clareira que leva a um bosque (FIGURA G).
Usar fotos de uma revista de paisagismo ajuda a mostrar os diferentes
formatos que as árvores assumem. Adicionando luz e áreas de sombra,
obtemos um bosque bem convincente.
Objetos
Os objetos ajudam a completar os cenários
e a deixar a história mais convincente. O exemplo que desenhei aqui é um carro
customizado (FIGURA I). Muitas vezes, nas histórias em quadrinhos,
os carros são desenhados incorretamente. Um pouco de esforço extra para
pesquisar referências em revistas de carros ou fotos de veículos
pessoais pode
fazer toda a diferença - meu modelo foi tirado de uma revista.
É hora da MONTAGEM!!!
Esta é uma montagem com
algumas das personagens de Sojourn. Utilizando os desenhos
anteriores eu criei esta ilustração de pinup. Usei cabeças,
corpos, objetos e
ambientes junto com alguns outros elementos para integrar
a peça toda.
Espero
que isso ajude a mostrar o quão importante as referências podem ser para
o seu desenho. Divirta-se com elas. Recorte revistas, guarde catálogos
(eu guardo os catálogos da minha mulher depois que ela já usou) e
colecione anúncios de jornal. Peça para seus amigos e parentes posarem
para você - isso pode ser bem divertido. Se alguma coisa em um livro te
interessar, mas você não tiver onde usar no momento, faça uma cópia e guarde.
Fatalmente, você vai encontrar alguma utilidade para aquilo.
"!BOA SORTE E CONTINUE DESENHANDO
(Fonte:
Curso Básico de História em Quadrinhos - Revista WIZARD BRASIL n° 07 -
2004 - Editora Panini Comics)