Joe Madureira - Desenhista SuperStar - Marvel Comics
CONSELHO DO
DESENHISTA JOE MADUREIRA:
- Apresentação de Portifólios
" Ok. Você sabe o que
quer. Talvez queira desenhar quadrinhos, sendo um artista desenhista, arte
finalista, colorista, etc.
Mas você está
pronto para isso? Realmente pronto? Vou deixar algumas importantes dicas para
quando for mostrar seu trabalho a um potencial empregador, para um Editor ou
para um Agente internacional de Comics. Isto é, produzindo um portfolio ou
artes para submissão e algumas vezes acompanhado com desculpas ou desculpas
antes mesmo de mostra-los.
Eu vou ser
descaradamente honesto:
- Eu simplesmente
odeio fazer comentários e análises. Muitas pessoas me pedem para olhar para o
seu trabalho, e por uma infinidade de razões, não é algo que eu normalmente
faço.
Resumindo, eu sou
um artista, não um professor.
Eu não gosto de
sentar para analisar trabalhos, mas, ocasionalmente, eu tenho que fazê-lo ,
(como quando estamos contratando).
E eu estou tão
decepcionado muitas vezes antes mesmo de ver o trabalho. Se é em um evento, ou
alguém buscando um trabalho em um estúdio, e há uma coisas a nível pessoal e de
conduta que os artistas dizem ou fazem comigo (e, provavelmente, qualquer
empregador) que sua apresentação do material se transforma instantaneamente em
um grande fora.
Aqui estão algumas
coisas que eu geralmente ouço quando o artista mostra seu portfolio para mim,
antes de eu sequer olhar para ele:
-Isso é coisa velha. Eu comecei melhor. Mas
eu não tenho exemplos de minhas coisas novas aqui por motivo de 'x'.
-Por razões de 'x', eu tive que trabalhar
rapidamente nele, por isso que ele não saiu tão bem se eu tivesse dedicado mais
tempo nele.
-Quero trabalhar com arte comics / seqüencial
/ ser um animador / artista de storyboard, etc, mas tudo o que tenho é um
caderno preenchido com cenas na cabeça e desenhos de figura e não de arte
seqüencial que seja.
- "..."
(Eu olho para cima a partir de um papel manchado de café que parece que foi
amassado em uma bola, passou por um ciclo de lavagem, secagem e, em seguida,
achatado novamente pelo artista, que usa seus minutos com pouco caso antes de
se aproximar de mim.) O artista tem uma expressão vazia no seu rosto ...
-Eu sou muito jovem / inexperiente. Apenas
começando.
-Eu não posso mostrar o meu melhor material,
pois ainda estou finalizando-o.
-Essa coisa não é realmente o estilo que
vocês estão procurando, mas eu sou muito versátil e posso fazer qualquer
estilo. Prometo.
Há mais. Mas eu vou
parar por aí. Aqui está onde quero chegar.
Se você sabe de antemão que você não está
mostrando o seu melhor trabalho, você está desperdiçando o nosso tempo. O meu e
o seu.
Se você está
tentando conseguir um emprego, você
precisa mostrar o seu melhor material!
Coisas atuais!!!
Se você não tem
nada que se encaixa no estilo do que é buscado, Trabalhe em novas coisas.
Depois de desperdiçar o tempo de alguém, você só terá diminuído a chance de
ficar em uma sala com eles novamente. Mesmo que sua nova amostra seja
surpreendente - por que quem analisou tinha expectativas da primeira vez que
você entrou!
Este é um trabalho.
Um emprego que paga, e paga bem. Pense como um profissional.
Pense nas situações
que citei acima; é uma situação tipo entrevista de emprego, e que mostra uma
completa falta de profissionalismo e bom senso. Sério.
Especialmente se
você estiver trabalhando em jogos ou animação, ou um grande estúdio de qualquer
espécie - tanto do seu trabalho envolve a resolução de problemas e colaboração.
Se você não é ainda capaz de montar um portfolio decente, você não tem chance.
É o primeiro degrau de uma escada "muito" alta.
Talvez você não
queira se candidatar à um emprego.
Talvez você só queira uma crítica simples
sobre as coisas
que está carregando com você. Ok. O que o levaria a ficar
em
uma enorme fila, durante uma ou duas horas, e, em
seguida, pedir a alguém para
olhar para as suas coisas,
sabendo que não é o seu melhor?
Algumas pessoas
conseguem fazê-lo, falando diretamente para mim - eu já odeio fazer isso - e se
você se atreve a me bater com uma das citações acima mencionadas, apenas me
deixa coçando a cabeça e dizendo "POR QUÊ?!!" Você sabe que você não
está pronto! Você só me deu desculpas sobre o porquê de eu não gostar de seu
trabalho antes de eu sequer olhar para ele.
Em algum nível
você sabia... Se você já pode ver as
deficiências em seu trabalho,
trabalhe em
seu material PRIMEIRO. Trabalha nele até que
você possa produzir o seu melhor,
com orgulho e confiança.
Se você acha que é uma porcaria, NÃO mostre isso para
mim!
Eu sei que isso soa
duro. Mas esta é a verdade, e eu realmente não tenho nenhuma razão para dizer
isso a não ser para ajudá-lo.
Eu ouvi este
conselho no início e ele ficou comigo. Até certo ponto, até mesmo os
profissionais talentosos seguem esta regra em uma base diária.
Eu não mostro nada
a ninguém até que esteja em um estado que eu esteja satisfeito com ele.
O mais provável é
que você nunca vai conseguir ver os layouts ou toda a porcaria que eu joguei
fora para chegar a minha peça final. Você precisa ser muito auto-crítico. Seja
honesto com você mesmo sobre onde você está, e trabalhe em suas áreas que tem
dificuldades.
Quando você honestamente, sentir que você está
no
melhor de sua capacidade, então você pode mostrar o seu
trabalho com
confiança, e o feedback que você está indo
obter será muito mais valioso.
Ok, de volta
para ele!"
Fonte: Rascunho Studios.
Fonte: Rascunho Studios.