By Carlos Rodriggs
O primeiro passo para se aprender a
desenhar "tudo" que se possa imaginar é começando pela Anatomia
Humana, (seja ela quaisquer: a anatomia feminina ou a masculina), estudando sua
forma, perspectiva, ângulo, esboços, composição, sutileza, detalhes,
construção, proporção, definição, sensualidade, dinâmica, efeito, observação,
trajes, ação,traço, etc... Claro, o artista profissional completo
domina ambos o gênero da figura humana.
Por causa da complexidade
que o corpo humano apresenta, o artista profissional vive em um constante
estudo sobre Anatomia e Fisiologia. E este constante estudo é realizado em
torno da Observação do Artista. Portanto, para os aspirantes á
desenhistas, além de estudar muito a anatomia humana, e também é de extrema
importância à prática da Observação, ou seja, observar é fundamental!.
Além disso o comportamento humano também é relevante,
e saber fazê-las corretamente é um desafio. Por isso, que muitos
editores mede o grau de talento e profissionalismo através da
anatomia que o artista desenvolve no portifólio, principalmente a
expressão do rosto, que exige um estudo minucioso á parte, porque, é o rosto da
figura humana o que há de mais importante em um desenho figurativo.
Uma parte fundamental dos estudos,
e uma das mais divertidas, é a prática da Observação!.
A primeira parte da observação, para os
artistas que estão no nível básico no aprendizado sobre desenhos, são as cópias
de desenhos dos artistas preferidos. Como disse Sebastião Seabra, ( mestre
dos quadrinhos brasileiro e professor de Desenho), "-
[...] simplesmente abra um bom Gibi, de autor com um traço com que
você se identifique, e copie. Copie muito. Cópias setorizadas. Exemplo,
copie todas as poses de determinada personagem. Repare que, além de serem
cópias minuciosas, você irá criando elementos, acrescentando coisas que o
artista não fez."
A
segunda prática de observação, é para os artistas que estão no
nível intermediário, é o uso de fotos, imagens de revista e jornal, este
tipo de aprendizado é importantísssimo para o aluno. Com o uso de
fotos como referências para os desenhos, isso evitará que o artista, (estudante
ou profissional), cometa erros graves de anatomia, proporção, perspectiva
e aplicação correta da "Luz e Sombra" . Ainda cito Seabra:
"- É bobagem querer fazer um trabalho sério sem usar o referencial
adequado, trabalhar de 'cabeça', reproduzindo certos ícones, objetos, ou
animais muito conhecidos é derrapar num terreno perigoso. Exemplo, você
se atreveria a desenhar a torre Eiffel, o trem bala japonês, ou
mesmo um tatu, sem uma foto ou um referencial decente? É claro que não."
O desenhista, ao contrário do que pensa
a maioria, não é nenhum mágico. Não tem a obrigação de saber tudo. O que
determina um bom desenhista não é o processo que ele usou para fazer esta ou
aquela ilustração, mas sim seu resultado.
O aprendizado não termina nunca. Ao
folhear revistas e jornais encontramos fotos que, com sorte, darão ótimas referênciais
para um belo desenho. E uma outra dica, não fique "preso" ao único
tipo de referência, para os seus estudos busque outras "mídias" como
referência, como por exemplo: os filmes antigos (preto e branco), desenhos
animados, Cinema (atual), etc...
A literatura também, talvez muito mais do
que qualquer foto ou quadrinho, por mais paradoxal que isso possa parecer,
ajuda a enriquecer o trabalho artístico. Seabra ressalta:
" É
na literatura de obras fantásticas que nossa imaginação floresce, corre solta,
é lá que as imagens pululam sem freios."
O uso de referência de Modelo Vivo, este é
o melhor aprendizado de ensino que um aluno de artes pode proporcionar. Eu
repito a dizer que para desenhar a figura humana, exige-se intenso estudo
prévio de Anatomia. Copiar fotos e usar o Cinema como referencial simplesmente
não basta. A figura não fica consistente e o aprendizado do artista
fica limitado. Pois, para isso, é necessário o estudo e a exploração do Modelo
Vivo.
Seabra comenta: " O
aprendizado com modelo vivo é fundamental na criação das figuras. O desenho
flui mais rápido na cabeça do aluno, as soluções são mais pessoais - sem
influência de outros artistas - enfim, o exercício com modelo vivo é básico. A
munição do artista é a referência: fotos, revistas
diversas, enciclopédia etc. O desenhista bem estruturado é aquele que
tem ou sabe onde buscar com rapidez o referencial para definir/ finalizar seu
trabalho."
O dicionario define o que seria "Modelo
Vivo": " Desenho de modelo vivo é o exercício do desenho da
figura humana (corpo humano) na presença de um modelo nas suas várias formas e posições. A execução deste tipo desenho pode ser
de uma forma simples (com carvão,por exemplo), ou mais detalhadamente, usando
lápis ou outros tipos de ferramentas de desenho. Se tinta for usada, o processo
( mas não o trabalho terminado) é denominado de 'pintura da figura humana'. A
variante tridimensionalda representação do corpo humano denomina-se de
'escultura' da figura humana."
O
desenho é um dos mais fundamentais modos de expressão humana. Desenhar é
compreender o que se vê ou se imagina. Para muitos o desenho é apenas um processo,
uma mera etapa no caminho da chamada "arte-final". Outros o elevam ao
mesmo panteão das outras artes, não mais como degraus numa escada rumo a
um objetivo, mas o ato de satisfazer uma grande paixão. E ter paixão no
que faz, é um dos "ingredientes" principais para uma obra-prima de
sucesso. Existem pessoas que gostam de representar marinhas, outras preferem
natureza-morta , há quem se apaixone por paisagens....Mas todas elas passaram
algum dia, pelo o estudo da figura humana.
Quem frequenta ateliês de
artes, já sabe que um dos maiores desafios nesta prática é a perfeição da
representação da figura humana! - deixando nítida a ilustração do movimento,
expressão facial e intenções corporais da figura, etc.
Desde quando nasceu a Arte no
Mundo, eu acredito que também nasceu junto a obsessão do artista em busca da
perfeição. Porque, nem um herói, não suportaria a perfeição, como provou a
mitologia grega...(Ulisses, herói, não suportou, em Ogigia, terra dos
deuses, da divina Calípso)...Nas literaturas gregas isso ficou bastante
claro, de que a busca à perfeição do artista para a sua Arte, é essencial para
a expressão do sentimento. E logo,em seguida, esse tipo
de raciocinio imposta pelo os gregos foram influênciada pela
Cultura Romana, que por sua vez, influênciaram a cultura de todo o
mundo.
E com
a medida certa (com moderação), essa busca é o "combustível" que irá
mover o "motor" (talento, - este "Dom" artístico) que
existe em cada um de nós, seres humano. E é nessa busca da perfeição, que nasce
os grandes "fenomenos" artísticos, é onde o talento explode para fora
como se fosse uma explosão de uma estrela Supernova ou a força
de um Buraco Negro no meio da galáxia. E isso é notável quando
observamos os grandes gênios da Arte, que fizeram (e ainda fazem)
parte da Evolução da História da Humanidade, como exemplo: Da
Vinci, Miguelângelo, Rembrandt, Delacroix, Maitisse,Van
Gogh, Reinor, Loutrec,
Picasso, Antonio Parreiras, Portinari, etc.....
"[...] Se
você desenha bem o modelo, todo o resto se torna mais facil."
explicou o professor Bandeira de Mello, a quem o ilustrador
Renato Alarcão, (artista nato e professor de artes do Rio de Janeiro),
teve por mestre por vários anos em aulas de modelo vivo. " É muito
diferente você pegar uma fotografia e dali fazer um desenho",
diz Alarcão. E ele completa: " (...) na prática, uma pessoa
diante de você é um objeto tridimensional, e a transposição daquela
forma espacial para a superfície bidimensional
do papel é um dos maiores desafios no campo do desenho."
No processo de aprendizagem do
desenho de modelo vivo, há que se lidar não somente com os desafios técnicos
de intrepretar a figura humana, a composição, as harmonias de formas,
o uso da linha ou da massas, o claro/escuro ("chiaroscuro"),etc....Tão
importante quanto o aprimoramento técnico é também o lado emocional, onde o
estudante, muitas vezes ansioso por progressos rápidos, deve aprender também a
administrar aquela "gangorra" de sentimentos de frustação e
exultação que se alternam ao longo do lento processo de educação do olhar da
destreza manual. No desenho, assim como em qualquer expressão artística, não há
atalhos no aprendizado.
Para o
Desenhista Profissional, a nudez da(o) modelo não inspira
pensamentos devassos entre os artistas, como todo "mundo"
pensa, ao contrário a(o) modelo inspira o artista a produzir Arte, evidentemente,
e também contribui para o desenvolvimento técnico do próprio artista.
Patrícia Martins é uma das principais
modelos com quem Renato Alarcão, trabalha em suas aulas de desenho e
pintura. E em uma entrevista perguntaram: "- Existe diferença entre
posar para estudantes ou posar para artistas experientes? " E ela
respondeu: "- Sim. Posar para estudantes é participar da formação
deles, inclusive no que diz respeito aos possíveis constrangimentos quando não
estão acostumado à lidar com a nudez no processo de aprendizagem do
desenho. Com os profissionais que têm interesse exclusivamente
artístico, científico, ou de meramente aprender ou praticar o desenho, o
trabalho flui bem."
O mais importante que a modelo deve possuir é a
presença, somente a presença do modelo, isso é o suficiente para a inspiração
de uma grande Arte, nesse quesito a aparência não conta
muito, é o que a Patrícia explicou: "-Normalmente quando o
modelo, independente de sua formação e experiência, é um pouquinho
exibicionista, um pouquinho narcisista ou tem uma figura expressiva (muito
bonita ou muito feia, bem ossuda ou obesa, musculosa, ou com pele sem
marcas de roupa de praia, de pele muito escura, ou alvíssima, atlética
ou pelancuda), ele faz de si um tema interessante. Se a pessoa faz isso
voluntariamente ou não, isso não importa."
O aficionado por desenho tem um longo
caminho a percorrer...portanto não desanimem. Estude Bastante!. Quem desenha
sabe que o ato de criar é gratificante por si só. Disciplina, e o prazer
pela a busca de conhecimentos e um conjunto de esforço, são essenciais para o
melhoramento do seu traço. Um bom profissional, bem formado e bem
estruturado para resolver qualquer trabalho, não só se diverte muito com suas
criações, mas cumpre seus prazos em dia, renovando e atualizando sua
Arte...está, sempre em eterna mutação.
Portanto, para o estudante de Arte, resta apenas 3 palavras:
Desenhar, Desenhar e Desenhar!. E quando estiver cansado, desenha mais um
pouco!!.
Ah.... eu recomendo que você leia também um Artigo Técnico-Científico da Fátima Alfredo que
fala sobre o Estudo da Representação Humana, que eu fiz questão
postar, aqui no meu blog para os meus alunos!
E até próxima galera!!! fuiiiii!!!.......