domingo, 23 de junho de 2024

Um Breve Estudo de Anatomia: Braços


Como Desenhar Braços?

- Olá galera!...

....Hoje vamos fazer um breve estudo de Anatomia: - braços!...


1- Ossos e Anatomia

Vamos começando com os ossos do braço. O braço basicamente é dividido por Ombros (ou Deltóides), Bíceps e tríceps, Antebraço e Mão.

O osso do braço chamado Úmero começa na Cintura Escapular, (Escápula junto com a Clavícula), no esqueleto humano. E se completa com os outros dois ossos, Rádio e Ulna, (na qual ambos, formam o Antebraço), e no meio que divide o braço com o antebraço, encontramos o cotovelo. E por sua vez termina com o conjunto de ossos da Mão, que são os Ossos do Carpo, Ossos do Metacarpo e as Falanges, (conforme você pode observar na figura acima). Repare que a sua Anatomia é dividido por braço, antebraço e mão.

Na hora de desenhar o braço temos que nos atentar há quatro pontos importantes:
  1. Variar as marcações dos músculos dos Ombros;
  2. Manter espaço entre os músculos;
  3. A parte interna é mais curta em relação á externa (massa muscular);
  4. E a parte externa é mais alongada, (em relação á parte interna). Veja as imagens acima.

Pernas X Braços : Veja com atenção para a figura acima, e repare que a perna e o braço desenhados, acima, e perceba todas as similaridades entre as estruturas e os músculos e use um pouco de anatomia comparada. Em essência, os músculos são os mesmos, já que nos dois membros realizam as mesmas funções. Eles variam de proporção e comprimento, em grande parte devido às tarefas específicas que cada um desempenha. O pulso, por exemplo, precisa se curvar para frente e para trás, além de girar em diversos ângulos, enquanto o pé não pode girar e por isso os músculos para este tipo de movimento não se desenvolvem tanto. Esta é uma explicação bem simplista. Há muito mais para se dizer e se aprofundar bastante e cada membro e movimento dos braços e pernas. Mas, por ora, o mais importante é entender que as massas musculares das pernas são semelhantes ao dos braços.

Esboços: Começamos o esboços basicamente com duas retas, conforme a figura acima, esta estrutura é a forma mais simplista possível, com linhas rápidas e simples, buscando a simetria e postura da figura. E marcando os pontos de articulação do braço. E repare que existe uma leve inclinação no eixo do braço.

      Na segunda fase do esboços, desenvolvemos formas geométricas, para a construção do esboço de qualquer desenho, não existe uma regra ou lei exata, praticamente cada desenhista desenvolve o seu próprio esboço em particular. Porém, independente da sua forma de construir um esboço, a estrutura é a mesma, ocorre sobre a estrutura básica de formas geométricas do tipo círculos, cilindros, eclipses, retângulos, cubos, etc. E estas formas geométricas nos dá volume ao desenho. Riscando com suavidade linhas geométricas curvas, que dão maior movimento e garante realismo á figura ilustrada. 

       Na terceira fase do esboços, nesta fase damos as definições do desenho. Corrigindo imperfeições do desenho, você vai apagando as linhas excedentes e começa dando definição nas formas geométricas e detalhando e ajustando as formas do desenho. Neste exemplo é o braço, ajustando os membros e músculos que compõe o braço. Assim definimos o braço conforme a imagem acima.

       E, na quarta fase do esboço, é a finalização! Por último passa a limpo o que desenhou. Marca as linhas com lápis mais definido e apaga os excessos. Está fase do desenho você pode concluir de várias maneiras. Por exemplo: você pode passar tinta sobre o desenho e depois apagar tudo o que fez antes, utilizando o lápis. Está fase você já tem o desenho definido e a luz e sombra pre estabelecidos prontos para Arte final, que é a aplicação da tinta no desenho.




2- Proporção do braço (em relação ao corpo humano) e a sua Estrutura 

E, nós, desenhistas, usamos a "cabeça" do corpo como unidade de medida para desenharmos o corpo humano. E, ao desenhar o corpo feminino inteiro usamos "sete cabeças e meia"; E para o corpo masculino usamos a medida de "oito cabeças e meia". 

Na figura acima, temos o corpo humano masculino, (a cabeça até os joelhos), para mostrar a proporção do braço em relação ao corpo. Repare que o braço começa na segunda cabeça do corpo, com os Ombros, e termina na quinta cabeça do corpo, com a mão (que é o meio da coxa). Veja a figura acima. Repare que o Ombro + braço + antebraço + mão tem aproximadamente 3 cabeças e meia.

    Observe também que o braço e o antebraço tem a mesma medida. (O braço que começa logo após os ombros na terceira cabeça do corpo humano, tem a medida de uma cabeça. Igual o antebraço que por sua vez, tem a medida de uma cabeça. Veja a figura acima. 

      E, o pé e o antebraço tem o mesmo comprimento, conforme mostra a figura acima. 

       E a mão espalmada tem aproximadamente o mesmo comprimento do antebraço. (Vide a figura acima).

A Estrutura do braço: Os músculos do braço se encaixam entre si como os gomos de uma corrente. Veja as imagens acima. Repare como os ombros se encaixam no braço, (bíceps e tríceps), e o braço se encaixa com o antebraço, como se fossem gomos de uma corrente.

              Quando desenhamos o corpo humano, antes de definir ou arte finalizarmos o desenho, transformamos o corpo humano em blocos, isto acontece na construção do esboço, na fase das figuras geométricas. A técnica de "emblocar" as figuras do braço ajuda a desenvolver o sentido de volume. E aplicar as técnicas de luz e sombra. Conforme você pode ver nas imagens acima. 


3- Diferentes vistas do braço 

    Na imagem acima, temos a anatomia do braço em posições "chave". (Vista frontal ou visão anterior, visão posterior, visão lateral e visão interna). Estudando e observando estas quatros vistas do braço, conhecemos todos os músculos do braço. E, conhecendo os músculos nessas posições, fica menos difícil desenhá-los em outras.


4- Membros do Braço  

    Conforme as imagens acima.

1) Deltóides: É dividido por 3 partes diferentes.
 
  1. Cabeça Frontal (ou Porção Anterior);
  2. Cabeça Lateral;
  3. Cabeça Posterior. 
2) Bíceps: É dividido por 2 partes diferentes.
 
  1. Cabeça Curta;
  2. Cabeça Longa.
3) Tríceps: É dividido por 3 partes diferentes.
 
  1. Cabeça Longa (ou Porção Longa);
  2. Cabeça Lateral 
  3. Cabeça Medial 
4) Antebraço: É formado basicamente por 3 grupos diferentes.
 
  1. Braquiorradial
  2. Extensores
  3. Flexores



5- Bíceps Vs Tríceps 

    O bíceps e o tríceps, principais músculos do braço, são antagonistas, uma vez que levam a movimentos opostos: flexão e extensão. Um é contraído e o outro é esticado.

   Ou seja, quando o bíceps esta contraído, o tríceps esta relaxado. (E vice-versa), Veja as imagens acima. 
    

6- Anatomia do braço aplicado na ilustração

    

         
            Aqui temos a anatomia do braço em posições diferentes aplicados nas ilustrações acima. Mostrando a vista frontal e a vista lateral, meio que torcendo o Braço (desenho do guerreiro acima), e a vista lateral do braço (desenho do Ryu, acima). Repare que conforme vai torcendo o braço vai aparecendo novos outros músculos e vai "desaparecendo" alguns músculos já conhecidos em relação ao braço visto de frente. Ou seja, conforme vai mudando a posição e ângulo do braço, também vai mudando ou "trocando" os tipos de músculos. 


E, por exemplo veja as imagens acima. O desenho do Johnny Bravo, acima, mostra o braço visto na visão interna. E o desenho do Hulk, acima, que mostra o braço na visão posterior. Repare que o braço visto na visão interna, mostra a Cabeça frontal do deltóide, a Cabeça Longa do Bíceps, E o Coracobraquial e o Braquial do braço de forma plena. Agora, se você reparar no braço visto na visão posterior, observe, que a Cabeça frontal do deltóide "desaparece", e aparece a Cabeça Posterior do deltóide como um "músculo novo" em comparação ao braço interno. E a Cabeça lateral do deltóide se mantém nos dois tipos de vista (interna e na vista posterior). 
    E, repare também que o braço visto na vista posterior, o Tríceps se destaca de forma plena, mostrando as suas 3 partes: Cabeça Lateral, Cabeça Longa e Cabeça Medial. 


7- Poses e Diferentes ângulos 

    

    Exercite os seus conhecimentos sobre anatomia do braço, praticando! A dica eficaz nos seus estudos é a seguinte: pegue uma folha anexo e desenhe somente o braço em diferentes ângulos e poses.


Desenhe sempre usando referências fotográficas! Ou Pegue um bom livro de anatomia e começa há reproduzir tudo que você ver pela a sua frente, mas reproduzindo com consciência, e identificando os músculos. Procurando entender cada mecanismo do braço em diferentes ângulos e poses. 

     É isso aí pessoal! Pratiquem! E não esqueçam de Desenhar, Desenhar e Desenhar! E quando estiver cansado desenhe mais um pouco!!...

...E até a próxima!!...

Carlos Rodriggs