sexta-feira, 18 de maio de 2018

Greg LAnd e o Uso de referências fotográficas


Texto by Greg Land


  - Olá, todo mundo, aqui é Greg Land. Desta vez, o tópico será o uso de referências para conseguir uma forte visualização do(s) objeto(s) a ser (em) ilustrado(s). Digamos que a história peça um tipo especifico de locomotiva antiga. A não ser que o artista seja um fanático por trens, ele ou ela não saberá como é esse objeto especifico, e pesquisar locomotivas em livros seria a melhor maneira de garantir o realismo da imagem. A lista de artistas que usam referências é longa, mas alguns eu admiro são Alphonse Mucha, Olivia, James Bama, Joe Jusko, e o grande ilustrador americano Norman Rockwell. Agora 
vamos em frente para dar uma olhada em alguns exemplos que eu preparei.




(A arte cheia de detalhes e referências de Greg Land abrilhantou as páginas de Sojourn, da Editora CrossGen, e da minissérie X-Men: A Canção Derradeira da Fênix, da Marvel Comics.)  



Algumas Questões


        O que é exatamente uma referência?....
.....Fotos, arranjos de natureza morta, pose de um amigo, animais de estimação, carros, a casa do outro lado da rua - virtualmente qualquer coisa. A referência ajuda a dar ao desenho uma sensação de precisão. Um exemplo é a forma como as roupas se dobram ao longo do corpo de uma pessoa. As referências devem ser usadas tanto quanto forem necessárias para que o desenhista alcance a ilustração desejada, e podem vir de livros, revistas, jornais, fotos de artistas, do ambiente, e de quase qualquer lugar.

Uma Pinup desenhado por Greg Land com o uso de referências fotográficas.




Faça uma Pose

   Este exemplo mostra a heroína Arwyn, da série Sojourn, numa pose relaxada (FIGURA A). Eu encontrei uma modelo interessante (Rebecca Romjin!!) em uma revista de biquínis e usei sua postura básica (os braços cruzados e a leve rotação do torso) como meu ponto de partida. Em seguida, adicionei o rosto da Arwyn, seus cabelos e uniforme. Neste 
exemplo, eu estava procurando uma pose, não roupas, penteado ou expressão facial. 



Closes


      Eu pego fotos do meu arquivo de referências (organizado com pastas de fotos recortadas de revistas e jornais), ou tiro fotos dos meus amigos ou de mim mesmo para usar em expressões faciais. Estes exemplos mostram como usei a expressão básica de uma foto e mudei os cabelos e roupas para fazer o desenho apropriado do personagem. Gareth, de Sojourn (FIGURA B), foi baseado no modelo de um anúncio de roupas. A jovem garota com uma expressão apavorada é mihna sobrinha Brianna. Neste exemplo, a personagem (FIGURA C) se parece muito com a foto á esquerda. Na outra ponta do espectro está o desenho do troll (FIGURA D). Olhando para as expressões faciais exageradas do modelo (tudo bem, sou eu), fui capaz de desenhar os traços para compor o 
personagem. eu gosto de ver os trolls como atores cobertos de maquiagem hollywoodiana.



  E finalmente, desenhei a linda Neven (FIGURA E) inspirada nesta modelo retirada de uma edição da revista Sports Illustrated.


Mexendo o Corpo!

 Estes exemplos mostram figuras inteiras. A primeira é uma pose de ação da Arwyn atirando uma flecha (FIGURA F). Minha referência para ela foi uma mulher disparando duas armas. O segundo desenho é uma mulher alada (FIGURA G). Provavelmente  não vou achar isso em nenhum livro de referências, mas a graciosidade encontrada em muitas atletas pode ajudar. No caso, uma patinadora ajudou com a pose para a mulher voadora. Construí as asas olhando para varias fotos de pássaros (repare nos tons diferentes dados ás asas, usando como base uma águia). Várias vezes já pedi para minha mulher ou amigos encenarem movimentos para os personagens. Eu gosto de usar uma câmera Polaroid para tirar uma foto rápida da cena, o que é extremamente útil na composição de quadros, já que posso mover o(s) modelo(s) para conseguir vários ângulos - visto por cima, por baixo, closes, planos médios e planos distantes. Tudo isso ajuda a deixar a narrativa mais interessante.






Viva a Natureza

     Os ambientes - cidades, cenas aquáticas, castelos, casas, bosques ou qualquer outro lugar que a história possa nos levar - são lugares onde os personagens interagem. O exemplo que desenhei aqui é uma clareira que leva a um bosque (FIGURA G). Usar fotos de uma revista de paisagismo ajuda a mostrar os diferentes formatos que as árvores assumem. Adicionando luz e áreas de sombra, obtemos um bosque bem convincente.



Objetos


       Os objetos ajudam a completar os cenários e a deixar a história mais convincente. O exemplo que desenhei aqui é um carro customizado (FIGURA I). Muitas vezes, nas histórias em quadrinhos, os carros são desenhados incorretamente. Um pouco de esforço extra para pesquisar referências em revistas de carros ou fotos de veículos pessoais pode 
fazer toda a diferença - meu modelo foi tirado de uma revista.





É hora da MONTAGEM!!!

      Esta é uma montagem com algumas das personagens de Sojourn. Utilizando os desenhos anteriores eu criei esta ilustração de pinup. Usei cabeças, corpos, objetos e 
ambientes junto com alguns outros elementos para integrar a peça toda.



Espero que isso ajude a mostrar o quão importante as referências podem ser para o seu desenho. Divirta-se com elas. Recorte revistas, guarde catálogos (eu guardo os catálogos da minha mulher depois que ela já usou) e colecione anúncios de jornal. Peça para seus amigos e parentes posarem para você - isso pode ser bem divertido. Se alguma coisa em um livro te interessar, mas você não tiver onde usar no momento, faça uma cópia e guarde. Fatalmente, você vai encontrar alguma utilidade para aquilo.

"!BOA SORTE E CONTINUE DESENHANDO



(Fonte: Curso Básico de História em Quadrinhos - Revista WIZARD BRASIL n° 07 - 2004 - Editora Panini Comics)