quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Um Bate-papo com Joe Madureira - desenhista da Marvel Comics.


Joe Madureira - Desenhista SuperStar - Marvel Comics



CONSELHO DO DESENHISTA JOE MADUREIRA:


- Apresentação de Portifólios



    " Ok. Você sabe o que quer. Talvez queira desenhar quadrinhos, sendo um artista desenhista, arte finalista, colorista, etc.

     Mas você está pronto para isso? Realmente pronto? Vou deixar algumas importantes dicas para quando for mostrar seu trabalho a um potencial empregador, para um Editor ou para um Agente internacional de Comics. Isto é, produzindo um portfolio ou artes para submissão e algumas vezes acompanhado com desculpas ou desculpas antes mesmo de mostra-los.



      Eu vou ser descaradamente honesto:

- Eu simplesmente odeio fazer comentários e análises. Muitas pessoas me pedem para olhar para o seu trabalho, e por uma infinidade de razões, não é algo que eu normalmente faço.

       Resumindo, eu sou um artista, não um professor.

        Eu não gosto de sentar para analisar trabalhos, mas, ocasionalmente, eu tenho que fazê-lo , (como quando estamos contratando).

     E eu estou tão decepcionado muitas vezes antes mesmo de ver o trabalho. Se é em um evento, ou alguém buscando um trabalho em um estúdio, e há uma coisas a nível pessoal e de conduta que os artistas dizem ou fazem comigo (e, provavelmente, qualquer empregador) que sua apresentação do material se transforma instantaneamente em um grande fora.

    Aqui estão algumas coisas que eu geralmente ouço quando o artista mostra seu portfolio para mim, antes de eu sequer olhar para ele:


-Isso é coisa velha. Eu comecei melhor. Mas eu não tenho exemplos de minhas coisas novas aqui por motivo de 'x'.

-Por razões de 'x', eu tive que trabalhar rapidamente nele, por isso que ele não saiu tão bem se eu tivesse dedicado mais tempo nele.


-Quero trabalhar com arte comics / seqüencial / ser um animador / artista de storyboard, etc, mas tudo o que tenho é um caderno preenchido com cenas na cabeça e desenhos de figura e não de arte seqüencial que seja.



        - "..." (Eu olho para cima a partir de um papel manchado de café que parece que foi amassado em uma bola, passou por um ciclo de lavagem, secagem e, em seguida, achatado novamente pelo artista, que usa seus minutos com pouco caso antes de se aproximar de mim.) O artista tem uma expressão vazia no seu rosto ...


     -Eu sou muito jovem / inexperiente. Apenas começando.


      -Eu não posso mostrar o meu melhor material, pois ainda estou finalizando-o.

     -Essa coisa não é realmente o estilo que vocês estão procurando, mas eu sou muito versátil e posso fazer qualquer estilo. Prometo.


       Há mais. Mas eu vou parar por aí. Aqui está onde quero chegar.

         Se você sabe de antemão que você não está mostrando o seu melhor trabalho, você está desperdiçando o nosso tempo. O meu e o seu.


       Se você está tentando conseguir um emprego, você 

precisa mostrar o seu melhor material! Coisas atuais!!!

     Se você não tem nada que se encaixa no estilo do que é buscado, Trabalhe em novas coisas. Depois de desperdiçar o tempo de alguém, você só terá diminuído a chance de ficar em uma sala com eles novamente. Mesmo que sua nova amostra seja surpreendente - por que quem analisou tinha expectativas da primeira vez que você entrou!

     Este é um trabalho. Um emprego que paga, e paga bem. Pense como um profissional.

Pense nas situações que citei acima; é uma situação tipo entrevista de emprego, e que mostra uma completa falta de profissionalismo e bom senso. Sério.

Especialmente se você estiver trabalhando em jogos ou animação, ou um grande estúdio de qualquer espécie - tanto do seu trabalho envolve a resolução de problemas e colaboração. Se você não é ainda capaz de montar um portfolio decente, você não tem chance. É o primeiro degrau de uma escada "muito" alta.


  Talvez você não queira se candidatar à um emprego.

 Talvez você só queira uma crítica simples sobre as coisas

 que está carregando com você. Ok. O que o levaria a ficar 

em uma enorme fila, durante uma ou duas horas, e, em 

seguida, pedir a alguém para olhar para as suas coisas, 

sabendo que não é o seu melhor?


            Algumas pessoas conseguem fazê-lo, falando diretamente para mim - eu já odeio fazer isso - e se você se atreve a me bater com uma das citações acima mencionadas, apenas me deixa coçando a cabeça e dizendo "POR QUÊ?!!" Você sabe que você não está pronto! Você só me deu desculpas sobre o porquê de eu não gostar de seu trabalho antes de eu sequer olhar para ele.

      Em algum nível você sabia... Se você já pode ver as 

deficiências em seu trabalho, 

trabalhe em seu material PRIMEIRO. Trabalha nele até que 

você possa produzir o seu melhor, com orgulho e confiança. 

Se você acha que é uma porcaria, NÃO mostre isso para 

mim!



     Eu sei que isso soa duro. Mas esta é a verdade, e eu realmente não tenho nenhuma razão para dizer isso a não ser para ajudá-lo.

    Eu ouvi este conselho no início e ele ficou comigo. Até certo ponto, até mesmo os profissionais talentosos seguem esta regra em uma base diária.

     Eu não mostro nada a ninguém até que esteja em um estado que eu esteja satisfeito com ele.

      O mais provável é que você nunca vai conseguir ver os layouts ou toda a porcaria que eu joguei fora para chegar a minha peça final. Você precisa ser muito auto-crítico. Seja honesto com você mesmo sobre onde você está, e trabalhe em suas áreas que tem dificuldades.

     Quando você honestamente, sentir que você está no 


melhor de sua capacidade, então você pode mostrar o seu 


trabalho com confiança, e o feedback que você está indo 


obter será muito mais valioso. 


Ok, de volta para ele!" 




Fonte: Rascunho Studios.